Usina de Letras
Usina de Letras
41 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63713 )
Cartas ( 21375)
Contos (13318)
Cordel (10371)
Crônicas (22596)
Discursos (3254)
Ensaios - (10825)
Erótico (13604)
Frases (52182)
Humor (20227)
Infantil (5684)
Infanto Juvenil (5043)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1388)
Poesias (141153)
Redação (3387)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2446)
Textos Jurídicos (1981)
Textos Religiosos/Sermões (6426)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Padrão moral -- 05/02/2013 - 14:55 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quando se fala em moral vem sempre a nossa mente a noção de repressão, de moralismo e hipocrisia. Tanto que muitas vezes as pessoas usam frases como “não venha me dar lição de moral” porque se sentem incomodadas quando alguém quer dizer algo que é certo para elas e estas não aceitam que ninguém interfira em seus julgamentos entre o certo e o errado. A moral vem sempre acompanhada por essa peja de intolerante e preconceituosa, afinal foi sempre usada ao longo da linha do tempo da humanidade para esses fins e para o controle social. Outro fator que tornou o conceito de moral pejorativo foi sua ambivalência com relação aos sexos, o código de conduta moral foi sempre mais brando com os homens e mais rígido com as mulheres provocando nessas últimas uma intensa revolta (que originou o movimento feminista).
Porém as minhas colocações estão mais centradas ao comportamento das pessoas. Os costumes da sociedade estão sempre mudando e as regras de conduta também.Com os passar do tempo tudo foi se flexibilizando.O que antes era pecado ou moralmente não aceito pela sociedade, hoje já está é visto como normal.Podemos usar como exemplo o caso da mulher que é mãe solteira ou das pessoas que vivem juntas sem se casar.Algumas décadas atrás essas situações eram vistas como absurdas e as pessoas participes delas eram julgadas pela sociedade como párias.A religião contribuía muito pra isso utilizando-se de seus dogmas e de sua moral religiosa.Acontece que as grandes civilizações antigas, egípcios, os babilônios, os chineses e gregos , misturavam tudo em seus códigos de lei. Não distinguiam o direito da moral e da religião. Para eles o direito confundia-se com os costumes sociais. Moral, religião e direito estavam todos misturados em suas leis. E essa mistura durou milênios até que fossem separadas cada qual em seu devido lugar,
Moral e ética não são a mesma coisa. Ética é a coerência entre o que você diz e o que você faz.É o nosso modo de ser e o que de nossos valores colocamos realmente em prática.Já a moral é o que nos é imposto como normas de conduta.E o moralista é um conservador, um defensor das normas sociais já estabelecidas.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui