Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63478 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22587)
Discursos (3250)
Ensaios - (10766)
Erótico (13602)
Frases (51978)
Humor (20212)
Infantil (5646)
Infanto Juvenil (5003)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141394)
Redação (3379)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6392)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Narrativa -- 23/09/2004 - 03:07 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Narrativa
Alice Toledo*

Eu e algumas colegas estávamos esperando o novo Diretor da Aliança Francesa, Monsieur Fabrice Placet. Queríamos conhece-lo e saber algo sobre o início do Curso de Conversação. Ao vê-lo ficamos contentes. Conversando conosco, logo observei que ao seu lado estavam a Sabedoria e a Perseverança. A Sabedoria iluminava os seus ensinamentos, enquanto a Perseverança o encaminhava ao alcance dos objetivos, transformando em realidade os seus sonhos.
E minha reflexão foi ao encontro da verdade, pois Monsieur Fabrice Placet, desde que assumiu a direção da Aliança Francesa começou a sonhar na instalação de uma filial desta Casa de Cultura em Campina Grande, cidade incrustada no alto da Serra da Borborema, objetivando difundir o Idioma e a Cultura Francesa, não só naquele Cidade, bem como em todo o Estado da Paraíba. E assim foi, A Perseverança com a magia que lhe é peculiar, transformo o sonho de Monsieur Fabrice, em realidade.
Lá está a Aliança Francesa estabelecendo uma forte corrente mantenedora da união entre os dois Idiomas Irmãos: o Português e o Francês.
Monsieur Fabrice, dentro de alguns dias, deixará a Aliança Francesa e irá para a Colômbia, levando consigo as forças propulsoras dos ensinamentos essenciais à aprendizagem do Francês, idioma de seu país, do país que foi considerado o Cadinho da Civilização, do país onde nasceu e viveu o grande escritor e filósofo Voltaire que dizia:
“Os livros governam o mundo. Quando uma nação começa a pensar é impossível detê-la”.
À Monsieur Fabrice Placet desejo um futuro promissor e muita luz no seu caminhar.
(*) Escritora e poeta, membro da Academia Paraibana de Poesia, do Instituto Dante Alighieri, da Aliança Francesa e da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui