Câncer de pulmão mata mais mulheres nos EUA do que o de mama
da France Presse, em Washington (EUA)
"O câncer de pulmão superou o de mama como maior causa de mortalidade entre a população feminina dos Estados Unidos, segundo um estudo que considera esta a doença do século 21 entre as mulheres.
"De 1990 a 2003, a cifra de novos casos de câncer de pulmão nas mulheres aumentou 60%, enquanto nos homens se manteve estável", explicou o cientista Jyoti Patel, que dirigiu a pesquisa. "Isto representa um aumento enorme, muito acima do normal", afirmou.
De acordo com artigo publicado na edição de hoje do "Journal of the American Medical Association", neste ano a doença causará tantas mortes de mulheres norte-americanas quanto a soma de todos os tipos de cânceres de mama e ginecológicos juntos.
O câncer de pulmão "não parece ser a mesma doença nas mulheres" que nos homens, disse Patel, pesquisador da Universidade do Noroeste, em Chicago. "Fatores genéticos, metabólicos e hormonais influem na forma de desenvolvimento da doença", afirmou.
A diferente vulnerabilidade dos sexos ao câncer de pulmão "pode ser causada, em parte, pelos estrógenos, como sugerem cada vez mais elementos", acrescentou.
No tecido pulmonar, as células cancerosas têm mais receptores de estrógenos do que as outras células, indicaram os pesquisadores.
As mulheres têm mais riscos de desenvolver um tipo de câncer pulmonar chamado adenocarcinoma, que no passado era relativamente raro e agora se expandiu, particularmente entre pessoas jovens e entre as que nunca fumaram.
Existem trabalhos que demonstraram a associação entre terapias hormonais a base de estrógenos e o aparecimento de adenocarcinoma. Também foi estabelecida uma interação entre o tabagismo, a reposição de estrógenos e o aparecimento de câncer, disse Patel.
O câncer de pulmão nos Estados Unidos matou 68.800 mulheres em 2003, enquanto a doença foi diagnosticada em outras 80.100.
"A maioria dos cânceres de pulmão é causada pela fumaça do cigarro. Mas, apesar de tudo o que sabemos sobre os perigos do fumo, uma em cada quatro mulheres mantém o vício", recordou Patel". FOLHA ON LINE 14/04/2004 - 13h58.
ÍNDICE
|