ENTÃO, FINALMENTE CHEGAMOS A ISSO: OCIAR OU NÃO OCIAR, EIS A QUESTÃO!!
O PROBLEMA PARA MIM, NO MOMENTO, RESUME-SE A RELATIVIZAR TERMOS COMO ÓCIO, TRABALHO, FAZER, PRODUZIR. DA MESMA FORMA QUE “FAZER ALGO” NÃO SIGNIFICA ESTAR EMPREGADO, “PRODUZIR” ALGO TAMBÉM NÃO PRECISA, NECESSARIAMENTE, SIGNIFICAR UMA “PRODUÇÃO CAPITALISTA” PARA “O” MERCADO. “TRABALHO” NÃO É APENAS O TRABALHO PARA O PATRÃO, MAS AQUELE DIÁRIO, PARA NÓS MESMOS (ALIÁS, NINGUÉM ENSINA A SER “PATRÃO”, NÃO TEM FACULDADE PRÁ “PATRÃO” – OS DONOS DO VERDADEIRO ÓCIO NÃO NOS DÃO ESSA OPÇÃO!). E O ÓCIO TAMBÉM É RELATIVO: HÁ O ÓCIO DOS MILITARES E BUROCRATAS. UM ÓCIO NÃO DEMOCRÁTIDO E INDIVIDUALISTA, MUITAS VEZES DESONESTO, E QUE LEVA À ESTAGNAÇAÕ MENTAL. MAS HÁ TAMBÉM O ÓCIO DOS QUE NÃO SE ENCAIXAM NO “SISTEMA PRODUTIVO” DA MESMA FORMA QUE OS DEMAIS; HÁ O ÓCIO DOS QUE DISCORDAM DELE, O ABANDONAM; HÁ TAMBÉM O ÓCIO DOS EMPREGADOS CANSADOS, QUE MERECEM; E MUITO MAIS.
NA MINHA (HUMILDE) OPINIÃO, PORTANTO, HÁ “ÓCIOS E ÓCIOS”. O SENHOR POR EXEMPLO: É UM OCIÓLOGO, DEFINE-SE DESSA MANEIRA. NO MEU MODO DE VER O SR. FAZ MUITA COISA: LÊ, FAZ CURSOS, GINÁSTICA, DÁ AULAS. PREOCUPA-SE COM SUAS FILHAS, ETC. O SEU TEMPO DE ÓCIO É UM TEMPO PRODUTIVO ( NÃO NO SENTIDO DO “MERCADO”), PORQUE NÃO HOUVE ESTAGNAÇÃO MENTAL. PARA MIM, O AVANÇO DA CIÊNCIA DEVERIA PROPICIAR AO HOMEM MAIS TEMPO DE ÓCIO, DIVERSÃO, PRAZER E MENOS TEMPO DE “TABALHO FORMAL”.
E ASSIM, CHEGAMOS A UM PARADÓXO: REDEFININDO “FAZER”, “PRODUZIR”, E “TRABALHO”, CONCLUI-SE QUE O ÓCIO PODE SER PRODUTIVO! O SENHOR CERTAMENTE FAZ MUITAS COISAS EM SUAS HORAS DE ÓCIO!
ENTÃO A MINHA “DICA” É: DESCANSE UM POUCO QUANDO FICAR CANSADO.............
UM ABRAÇO:
ANDRÉ
P.S.:
FOI UMA CARTA LONGA DEMAIS, ACHO QUE O TEXTO DEVE TER FICADO UM POUCO CONFUSO! DE QUALQUER MODO, PODEMOS REDISCUTIR O ASSUNTO EM ALGUM MOMENTO DE ÓCIO CONJUNTO, NO FUTURO! ESPERO TER AO MENOS CONTRIBUÍDO PARA SUAS REFLEXÕES PESSOAIS SOBRE O TEMA.