Usina de Letras
Usina de Letras
33 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63164 )
Cartas ( 21349)
Contos (13300)
Cordel (10357)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10656)
Erótico (13589)
Frases (51654)
Humor (20171)
Infantil (5588)
Infanto Juvenil (4932)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141277)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6351)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CONFIDÊNCIAS DE UMA MERENDEIRA (Nutrologia - Comportamento) -- 15/11/2000 - 15:35 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“A natureza e a educação são algo semelhante. Porque a educação transforma o homem, mas através desta transformação cria uma natureza”.

Demócrito de Abdera (460 a.C. /370 a.C.)



Confidências de uma Merendeira



Sou uma merendeira usada. Passei de virtude, mais velha de 3 irmãs, para Inocência, a mais nova. Neste ponto nem posso reclamar, escapei de uma sina terrível. O costume de agora, descartarem coisas, ainda em bom estado, para comprar outras novas. Chamam de sociedade de consumo, acho que é sociedade do desperdício mesmo.



Bom mas e os lanches que carrego ? Como estão todos escravos da TV e da propaganda ! Se o “Deus Marketing” manda comer o biscoitinho X ou o lanchinho Y, ninguém ousa fazer o contrário.

Virtude e as coleguinhas tem vergonha de levar uma fruta para a escola. Achariam que somos pobres ! diria ela.



O consumo como prova de “status”, sem nenhuma reflexão, sobre o que se está consumindo é a “suprema glória mercadológica” !!!



Vamos pensar:



Gordura Hidrogenada: Ingredientes da maioria dos lanchinhos prontos e onde se frita os salgadinhos, além de ingredientes da margarina, eleva muito o colesterol.



Ah!, mas ele não é feito de óleos vegetais ? Perguntaria alguém que conseguisse desligar a TV e me escutar.



Sim é feito de óleo vegetal e os óleos vegetais abaixam o colesterol, ao contrário da gordura animal. Só que para fazer o óleo vegetal ficar cremoso, fazem uma adição de Hidrogênio em uma posição , chamada trans, isto induz o fígado a produzir muito colesterol.



Mas criança tem colesterol alto? Poderia outro perguntar.



Pode ter, não tão freqüente quanto o adulto. Só que as artérias vão “entupindo” gradativamente com o colesterol. Quando alguém morre de repente por esta causa, o problema começou há muito tempo. Em geral desde a infância. Que por sinal é quando hábitos saudáveis ou não de alimentação esporte e de vida são fixados.



E o Glutamato Monossódico ou Mono Glutamato de Sódio ?



O que é isto, meu Deus ?



É um aditivo químico, sem nenhum valor nutricional, mas age nas papilas gustativas da língua e ressalta o sabor. Vem nos caldos de galinha e carne, nos temperos em pacotinhos, nos molhos de macarrão instantâneo. Acrescentam sem necessidade ao molho de soja, etc.



Descreveram nos Estados Unidos um quadro chamado de “Síndrome do Restaurante Chinês”. O uso excessivo do Glutamato Monossódico, pode levar a um quadro de coma e morte. Estão construindo uma nova fábrica, desta maravilha, no Brasil, de tanto que consumimos.



Refrigerante pelo menos é bom?



Ótimo, para os fabricantes. Seu único componente nutricional é o açúcar, que já não devemos usar muito. É rico em ácido fosfórico, um produto que retira cálcio e magnésio dos ossos. Os pais se esforçam para que a criança tome 1 ou 2 copos de leite, por dia, para fornecer cálcio ao organismo. Depois o retiram, mandando refrigerante no lanche da escola.



E os Aditivos Químicos ? - os corantes, conservantes, aromas artificiais etc. e tal que nosso fígado, depois tem que se esforçar para expulsar?



O que temos contra o, velho e gostoso, pedaço de bolo, da receita da vovó? Contra deliciosos biscoitos caseiros? Um bom pedaço de queijo no pão? O suco? O leite? A fruta do quintal?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui