Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63581 )
Cartas ( 21361)
Contos (13309)
Cordel (10366)
Crônicas (22591)
Discursos (3250)
Ensaios - (10792)
Erótico (13604)
Frases (52041)
Humor (20215)
Infantil (5664)
Infanto Juvenil (5020)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141428)
Redação (3381)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2445)
Textos Jurídicos (1978)
Textos Religiosos/Sermões (6406)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Notícias Fresquinhas Para Ti -- 17/06/2002 - 19:27 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


----- CAMÕES em León – Espanha

----- Entre Amigos que provam sê-lo



----- Se a vontade muda ao tempo

----- Desfeita a onda tacanha

----- Bom vento e bom casamento

----- Sopram dos lábios de Espanha!



----- A Associação de Amigos de Portugal em Espanha (AAPE), sediada em León, uma organização de cidadãos espanhóis que se dedica e empenha na defesa da cultura portuguesa – os seus membros estudam-na e estimulam-na entre si, procurando dignificá-la e dá-la a conhecer ao povo espanhol – convidou “Fado dos Fados” para marcar presença na homenagem a Luís Vaz de Camões, confraternização que teve lugar no passado dia 14 de Junho naquela histórica e monumental cidade, nas magníficas instalações da Hospedaria D.Fernando.



----- Refira-se que a AAPE, de estimado conceito no meio social leonês, já em Dezembro último tinha prestado uma importante homenagem a Amália Rodrigues, apresentando três recitais de Fado sucessivos, respectivamente em Leòn, Zamora e Astorga, espectáculos que contaram com apreciável adesão pública e demonstraram empolgante apreço à equipa de artistas que então ali se deslocou: Luísa Soares, Nuno de Aguiar, os guitarristas António Jorge e João Ramos, também excelentes intérpretes vocais, dirigidos pelo poeta portuense Torre da Guia.



----- Desta feita deslocaram-se a Leòn, em representação de “Fado dos Fados”, o nosso director João Branco Miguel, o conselheiro editorial dr. José Maria Lacerda e Megre, e o chefe de redacção Torre da Guia, que assim tiveram o oportuno ensejo de apresentar a nossa récem-nada edição zero aos selectos e interessados convivas.



----- Para partilharem um bem confeccionado e lauto repasto, aonde esteve em apreciado destaque o nosso divino vinho do Porto, que João Miguel não esqueceu como benquista bagagem, estiveram presentes cerca de trezentas pessoas, membros da AAPE e convidados.



----- O Sr. Javier Prada, actual Presidente em exercício, lançou o interessante debate sobre a vida e obra do lídimo poeta lusitano, tendo-se seguido diversos e ilustres palestrantes que iluminaram de modo assaz coerente, em vigoroso e escorreito português, a memória do nosso grande vate. Por parte de “Fado dos Fados”, o dr. Lacerda e Megre, num bem humorado improviso, agradeceu as honras equacionadas e a simpática recepção. O Cônsulo de Portugal na região encerrou a singela mas bem sentida cerimónia com palavras de reconhecido apreço e estima para com aqueles que se dão à nobre tarefa de cada vez mais estreitarem os laços de amizade e salutar convívio entre Espanha e Portugal.



----- Do cancioneiro popular português, o dr. Lacerda e Megre, dedilhando a sua providencial viola clássica, com a mestria que lhe é peculiar e bebeu farta na sua juventude desde o Lima ao Mondego, alegrou o serão e incentivou todos os presentes a participarem nas cantorias, conseguindo obter um animado e muito bem afinado côro colectivo. Em português e espanhol foi delicioso vibrar em “espanhal” e “portinhol”.



----- Cabe aqui formular um especial agradecimento à simpática e franca disponibilidade do Vice-Presidente José António e das Ex.mas Senhoras Rosa Maria de La Fuente, Graça Maria (ilustre portuguesa radicada em Espanha) e Carmen Brañanova, presidente de “Os Amigos del Fado”, associação de cultura e recreio, devotada ao nosso rigoroso, que lidera e divulga em Gijon. Esta distinta dama espanhola, apaixonadíssima por quanto ao Fado diga respeito, conhece e relaciona-se muito estreitamente com primeiras figuras da modalidade em Lisboa e no Porto.



----- Por fim e sobretudo,“Fado dos Fados” eleva o dedo polegar a Rosa Maria de la Fuente, que é deveras uma rosa espanhola perfumada em amantíssimo português.



----- Naturalmente que “Fado dos Fados” nutre e nutrirá sempre especial carinho pela AAPE e todos os seus membros, que saúda e cumprimenta na pessoa do seu dinâmico Presidente Sr. Javier Prada., estando desde já de braços abertos para receber a larga comitiva que visitará Portugal no próximo mês de Outubro, à data que perfaz o 3º. ano sobre o passamento da nossa querida e inesquecível Amália. Bem hajam pois os Amigos sinceros de Portugal que se devotam com carinhoso zelo e empenho à divulgação e bom trato da cultura portuguesa em Espanha, atitude que se eleva muito para além das palavras e merece a nossa sentida e permanente gratidão.



----- Espectacular Oferta do Acaso



----- Para memória da agradável e bem gozada deslocação a León, registe-se que ao “trio da vida airada” (e foi-o mesmo) se lhe deparou um curioso e espectacular acaso quando se aprontava a viagem de regresso: um robot espanhol, inesperadamente surgido numa esquina e quiçá mensageiro dum auspicioso “adeus e até breve”, abriu-se doante e espalhou a nossos pés duas boas centenas de coloridas chupetas. Oh... E não nos fizemos rogados: toca a chuchar!



--------------- Torre da Guia -------------------



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui