Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62387 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10442)

Erótico (13578)

Frases (50775)

Humor (20067)

Infantil (5484)

Infanto Juvenil (4802)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140866)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6231)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A respeito da idéia -- 14/11/2000 - 23:30 (Mauro de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




A respeito da Idéia

A ninguém é dado o direito de guardar idéias ou criações. Guardar idéias para si, é egoísmo. Ter vergonha de expô-las, é covardia. A idéia e a criação é um dom que Deus deu a todos os homens, reprimi-la é se insurgir contra a natureza e contra o Criador. Aqueles que as guardam por egoísmo condenam o seu semelhante ao atraso. Os que as escondem por covardia, só mais burros do que eles mesmos se julgam. Toda idéia ou criação é nova e contribui para alguma coisa. Ao desperdiçarmos nossas idéias por menores que sejam, estamos impedindo que novas criações apareçam. O conjunto de pequenas idéias, formam uma grande, e o conjunto de grandes idéias formam o conhecimento universal.

Ninguém conheceria a imperfeição se não soubesse o que era a perfeição. O bem é conseqüência do mal. A felicidade só se conhece quando a perdemos e a alegria só existe porque já experimentamos a tristeza. Ao nos negarmos conhecer as coisas ruins, contribuímos para elas aumentem, já que a falta do conhecimento implica automaticamente em aceitação. Conhecer o mal e o errado é uma forma de combatê-lo. Os tetraplégicos logo após ao choque inicial, tornam-se pessoas inventivas, criadoras e humanas. Quando os membros que só a parte irracional do corpo cessam seus movimentos a energia deles se concentra no cérebro e com isso conseguem viver, e muitas vezes até felizes. Essa é a razôo porque os idosos sôo bons conselheiros e eternos inovadores, quando começa a lhes faltar a força bruta, sobra-lhe a prudência, virtude que todos nós acumulamos a vida inteira e só começamos a usá-la quando menos dela precisamos. A lei da gravidade existia desde o início da criação. Os grandes matemáticos deixaram-na passar até que Isac Newton por um acaso a descobriu. Se os primeiros matemáticos tivessem se interessado pela idéia, tudo que gira e movimenta-se hoje pela mão do homem teria aparecido provavelmente na idade média. Os grandes inventores foram cerceados dos seus direitos e suas criações tiveram séculos de atraso. Leonardo Davinci projetou o submarino, o avião, e tantos outros inventos. Ninguém o reconheceu como inventor, mas como pintor. Se naquela época outras descobertas físicas fossem aproveitadas, Júlio Verne nos escreveria romances, seria historiador. Se Nicolau Copérnico nos tivesse sido ameaçado de ser queimado o programa espacial já teria sido implantado a cerca de 300 anos.

Temos através da história e hoje através do próprio conhecimento, que muitas idéias e criações deixaram de existir há muitas épocas por covardia de seus criadores, pela inveja dos pobres de espírito e pelo egoísmo. Dentro da própria Igreja Católica, os Beneditinos eram sábios na medicina e nunca jogaram para o mundo os seus conhecimentos. Por conta desse egoísmo, a peste e outras doenças dizimaram populações e atrasaram o mundo por muitos séculos. Os sábios e os Faraós que construíram as Pirâmides do Egito tinham um grande conhecimento de física e matemática. Se seus conhecimentos nos tivessem sido enterrados com eles, provavelmente o mundo hoje estaria muito mais evoluído, já que até hoje ninguém conseguiu entender como naquela época eles construíram seus mausoléus. Por tantas outras razões, a repressão ao instinto criador, tanto externa quanto interna, deve em todas as ocasiões ser defendida e incentivada, principalmente naqueles que pensamos que não pensa. A idéia será sempre a busca do novo, a criação dela será sempre o futuro.

Mauro de Oliveira 26.10.94

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui