Usina de Letras
Usina de Letras
42 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62385 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10439)

Erótico (13578)

Frases (50771)

Humor (20066)

Infantil (5482)

Infanto Juvenil (4802)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140862)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6230)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lula como Abraham Lincoln? -- 11/06/2002 - 07:36 (Paulo de Goes Andrade) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


LULA COMO ABRAHAM LINCOLN?





Admite o eminente educador e professor da UNICAMP - Rubens Alves um paralelo entre Abraham Lincoln e Luís Inácio Lula da Silva, num texto publicado, não sei em que órgão, com o título “Um matuto, pobre e quase analfabeto, pode ser presidente? A que ponto chegamos?” O ilustre mestre refere-se àquele presidente americano, assassinado a 14 de abril de 1865, que, nascido e criado pobre, cortando lenha com o pai nas florestas do Kentucky, chegou à Presidência dos Estados Unidos. Está implícita, nessa exposição do professor Rubens Alves, a sua interrogação: Por quê Lula também não pode ser presidente do Brasil?

Lincoln, como Lula, experimentou as agruras da vida. A sua casa era uma simples cabana, sem porta nem janelas, sem piso definido e toscos móveis compunham o ambiente da morada. Lula, por mais modesto que fosse o lar em que viveu, não nasceu num leito de estacas, coberto de folhas para suavizar o contado do seu corpo. E o grande presidente viveu assim, como um selvagem, nos seus sete primeiros anos de vida. Mesmo mudando-se para Indiana, como o pai assim determinou, a nova casa não oferecia melhores condições. À noite, com os familiares, protegia-se acocorando-se sobre folhagens e cobrindo-se com peles de urso. Conheceu a miséria. Lula, inegavelmente, também.

Com conhecimentos rudimentares, Abraham Lincoln preparou-se para ser um autoditada. Além de ter aprendido a ler a Bíblia, passava horas lendo outros livros como as Fábulas do Esopo, Robinson Crusoé, que pertenciam à sua madrasta, e foram levados por ela para a cabana, quando casou com o seu pai. Conhecendo outras pessoas, logo se dedicou a leituras mais sérias como Leis Corrigidas de Indiana, Declaração da Independência, Constituição dos Estados Unidos, a Vida de Washington, Lições Scott. Este último lhe permitiu tomar conhecimento dos discursos de Cícero e Demóstenes como certos diálogos de Shakespeare, que era o seu autor predileto.

Leu os Comentários Sobre o Direito, de Blackstone, que muito influíram na sua formação de advogado. Estudou a Gramática de Kirkham. Tinha, além de tudo isso, o hábito de ler a Decadência e Queda do Império Romano, de Gibbons; a História Antiga, de Rollin; a Idade da Razão, de Paine; além das biografias de Thomas Jefferson, Henry Calay e Daniel Webster.

Lula e Lincoln podem até ser comparados, como quis mostrar o professor da UNICAMP, no que respeita à modesta infância e adolescência por que passaram. Mas ao candidato do Partido do Trabalhadores falta a riqueza de conhecimentos adquiridos nos cinqüenta e seis anos vividos pelo lenhador do Kentucky – ABRAHAM LINCOLN.



Paulo Góes – 10 / 06 / 2002

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui