v
Carnaval 2026
O tempo acelerou não anda, corre, já é carnaval, no Brasil a maior festa do ano que por aqui começa hoje, sexta-feira treze, por feliz coincidência: em Montalegre temos este ano para estender um pouco mais esta festa chega junto o carnaval, claro que será um bom pretexto para se fazer uma sexta- feira treze especial, bruxas à solta pela vila inteira, que a esta hora está com a ruas repletas de gente vindas de Portugal e da Espanha. E só não serão mais porque o tempo não está colaborando: muito nublado com chuva e ventos à mistura e frio à volta de 7 graus, seria realmente uma grande festa, juntar o dia das bruxas com o carnaval, duas festas pagãs, bem populares onde o povo sai à rua para dar seus recados, e haja recados! Tanta coisa a pedir mudança. Como dizia no artigo anterior havia a possibilidade de André Ventura ganhar esta eleição, ainda bem que a vitória coube a Antônio José Seguro, um socialista moderado como disse em seu discurso “o povo português é o melhor povo do mundo com responsabilidade cívica enorme”
Não deixa de ser uma verdade, embora um tanto relativa: André Ventura sonha alto, talvez seja necessário mais amadurecimento. E não ter ganho as eleições para ele foi lucro, terá agora pela frente mais tempo para amadurecer e cristalizar suas ideias. O mundo pede mudanças, aí, aqui e acolá,” Tempos de Travessia”. Então tanto a festa das bruxas em Montalegre quanto o Carnaval do Brasil certamente não deixarão passar a oportunidade de mostrar ao povo que há um mundo novo a chegar. É tempo de Travessia, não é coisa fácil, nem se podem esperar mudanças bruscas, a vitória de um socialista moderado Antônio José Seguro, vai serenar ânimos evitar desgastes desnecessários, e vai dar tempo ao tempo para o que tiver que acontecer aconteça num ambiente mais sereno, equilibrado.
No Brasil, estamos em ano de eleições, ânimos acirrados, parece tempo de guerra, mentiras que agora chamam de narrativas aos milhões, não dá sequer para confiar no que a mídia informa, que por estar comprometida com este ou aquele candidato desinforma, distorce.
O presidente Lula não ia deixar passar o carnaval sem aproveitar esta ocasião para fazer da passarela do samba um palco perfeito para alavancar a sua candidatura a presidente do Brasil, pela 4ª vez e ei-lo agora neste carnaval a desfilar como homenageado da Escola de Samba Acadêmicos de Niterói. Muitas críticas e muitos aplausos também por esta iniciativa, que gostem ou não, vão render para Lula muitos votos.
Será sem dúvida uma eleição de extremas consequências, talvez até a morte do ex-presidente Bolsonaro que muito doente agoniza no presídio Papudinha, e não lhe concedem prisão domiciliar de jeito nenhum, será uma agonia lenta, muito sofrida a castigar um ser humano sem humanidade alguma. O povo sofre junto. Mesmo os que vão sim votar no Lula por estarem à mercê de subsídios, que a eles lhe parece ser a única saída, a tábua de salvação, até estes gostariam de que este sofrimento acabasse.
Assim podemos classificar este carnaval como
“ Carnaval das Ilusões” o povo vai pular o carnaval, serão cinco dias de folia, cinco dias para colocar uma máscara e fingir que tudo está bem, que todos são felizes, que há muita fartura, assistência à saúde, que não há violência alguma em lugar nenhum. Todos vão ser por cinco dias “ Alice no país das maravilhas”
Lita Moniz
|