Meu interesse em conhecer o que esteja disponível sobre a vida do samurai negro 弥介 = Yasuke fez com que minhas pesquisas continuassem com a intenção de compartilhar o que encontrasse e o que estivesse disponível e sem limitações que dificultem divulgação.
Os textos que aqui reproduzo foram encontrados aleatoriamente ou por sugestão de parceiros com vivência no Japão.
A informação a seguir tem uma foto onde Yasuke aparece acompanhado de uma mulher e de uma menina, provavelmente esposa e filha, em trajes japoneses, em pose em frente do Castelo de Gifu = å²é˜œåŸŽ, = Gifu-jÅ, no alto do Monte Kinka = 金è¯å±± = Kinkasan, local com vista privilegiada.
Sobre Yasuke e sua história
Yasuke é geralmente descrito como um homem alto e negro, possivelmente originário de Moçambique. Ele chegou ao Japão em torno de 1579 como parte da comitiva do missionário jesuíta italiano Alessandro Valignano. Sua aparência física e sua habilidade com amas chamaram a atenção do daimyo[i] Oda Nobunaga, que o recebeu em sua corte e eventualmente o nomeou como seu samurai, concedendo-lhe o status e os privilégios de um guerreiro japonês. Como samurai de Oda Nobunaga, Yasuke participou de várias batalhas e campanhas militares, demostrando sua habilidade e lealdade. Ele ganhou grande respeito entre os outros samurais e foi aceito como um igual, apesar de sua origem estrangeira. No entanto, após a morte de Oda Nobunaga em 1582, a situação política no Japão se tornou incerta. Yasuke eventualmente desapareceu dos registros históricos, e pouco se sabe sobre seus anos posteriores. Sua história, no entanto, vive através de contos e lendas, que destacam sua figura como um símbolo de diversidade e resiliência. A história de Yasuke é única não apenas por sua origem e ascensão como samurai, mas também por sua representação de uma era de intensa mudança e intercâmbio cultural no Japão. Sua presença desafia as noções convencionais de identidade e pertencimento, oferecendo uma perspectiva fascinante sobre a história global.
Os samurais de Kurosawa
Resolvi dar uma olhada na história, ambientada em 1586, sobre os 6 samurais contratados por um veterano para ensinar aldeanos a se defender dos ataques de 40 bandidos. Encontrava-me no Japão nos últimos anos da década de 1950 e tive a oportunidade não só de assistir ao filme dos 7 Samurais = 七人ã®ä¾ = Shichinin no Samurai), mas também de conhecer o diretor Akira Kurosawa (1910-1998) em almoço oferecido por seu amigo Masami Kuni, diretor do Instituto de Dança Creativa, em Setagaya, onde me hospedei no início de minha primeira estada em Tokyo.
A fotografia no Japão
Pelo que consta, a técnica da fotografia foi introduzida no Japão pelos comerciantes holandeses em 1843 e só se desenvolveu no final do Século XIX, início da Restauração Meiji (1868-1912) a caminho de uma nação moderna e industrializada.
Recentemente, em 16 de novembro de 2025, a Folha de S. Paulo publicou artigo intitulado Por que a maioria das fotos do Japão feudal é enganosa, datado de 24 de outubro de 2015, de autoria da Emiko Jusuka, valendo-se da entrevista dada por David Odo, curador do Museu de Arte de Harvard, na Inglaterra, e especialista em fotografias antigas. Para conhecer detalhes do processo do desenvolvimento e da comercialização da fotografia no Japão, deixo de aproveitar e compartilhar as informações do artigo aqui mencionado, protegido por legislação especifica, mas não deixo de recomendar sua leitura.
A fotografia do samurai negro Yasuke
Apenas com essa rápida pesquisa, não consegui encontrar a Yasuke entre os samurais de Akira Kurosawa e, por pouco, não fui levado a crer ser autêntica a foto de Yasuke, sua esposa e filha que usada como ilustração do artigo O samurai negro Yasuke, pulicado em 13 de agosto de 2025, no site <www.usinadeletras.com.br>. Ela nada mais é do que o resultado de uma habilidosa montagem, produto de expertise de quem, dominando a técnica da fotografa, enganava aos apreciadores e negava a exatidão de informações. Fake news.
Em nenhuma fonte consultada, mesmo nas mais recentes. encontrei referência às duas figurantes femininas que ajudam a compor a foto dita do samurai negro Yasuke.
Yasuke na imaginação contemporânea
Sobre Yasuke o que consta da criação contemporânea é o pouco vagamente registrado somado ao muito que imaginam sobre ele e seu comportamento, resultando em produção de puro entretenimento. Me dei por satisfeito quando localizei as informações sobre o “romance histórico” e a “série de seis episódios”, comentados neste final
Em 2021, intitulado simplesmente Yasuke, foi produzida uma série de seis episódios, escritos por Nick Jones Jr. e criado e dirigido por LeSean Thomas. É uma fantasia das mais coloridas e exuberantes disponíveis pelo canal Netflix, mas com muito pouco da história vivida pelo negro Yasuke, provavelmente nascido no fascinante Moçambique.
[i] Embora subordinados ao xogum o daimyo = 大å = grande nome, governantes regionais entre o século X e meados do século XIX, eram os poderosos senhores feudais japoneses que controlavam vastas terras e exércitos de samurais, subordinados ao xogum = å°†è» = sho/comandante/líder e arma, o líder militar do Japão.