Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63139 )
Cartas ( 21349)
Contos (13299)
Cordel (10355)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10650)
Erótico (13588)
Frases (51619)
Humor (20168)
Infantil (5585)
Infanto Juvenil (4929)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141264)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6344)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AS IDEOLOGIAS E O PODER EM CRISE -- 08/07/2023 - 01:35 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

AS IDEOLOGIAS E O PODER EM CRISE

João Ferreira Jan Muá

8 de julho de 2023

 

A editora da Universidade de Brasília publicou no final da década de 90 a tradução de um livro de política contemporânea hoje esquecido. Trata-se de uma quase enciclopedia resumida que discute alguns dos principais problemas políticos dos fins do século XX. O livro em questão é Le ideologie e il potere in crisi (As ideologias e o poder em crise) da autoria de Norberto Bobbio e tradução de João Ferreira.

O autor é uma figura cimeira como escritor e autor de livros políticos conhecidos e traduzidos no Brasil e em outros países ocidentais. Visitou a Universidade de Brasília em 1982.  Entre seus livros é justo inluir seu famoso Dicionário de Política traduzido em língua portuguesa por uma equipe de tradutores coordenada por João Ferreira, professor Titular do Departamento de Teoria Literária e LIteratura na época e publicado pela Editora da Univerisdade de Brasília em 1986.

A obra As Ideologias e o poder em crise  contém cinco temáticas importantes: O Pluralismo. O Socialismo. Os fins e os meios. A Terceira Via. O Mau Governo. Fecha com um apêndice  contendo referências a três personagens da "Itália Civil".

Ao falar de Pluralismo, o autor esclarece o conceito, mostrando que no fundo o pluralismo é uma forma de repartição do poder democrático por vários centros de poder.

No capítulo sobre o socialismo, Bobbio mostra o socialismo no mundo ocidental como um movimento por mais igualdade e mais liberdade, e uma "programação descentralizada e participada".  No debate sobre os fins e os meios vem à tona a diferença entre a via ética ou moral e a via política, nunca convergentes. Quanto à terceira via, Bobbio é peremptório: a terceira via não existe. Essa posição, entretanto, segue ao lado de uma outra sentença mais antiga e convincente, que é a via aristotélica que ensina que "in medio virtus" ( que a virtude está no meio). No sentido aristotélico há uma terceira via que resulta da tentativa de conciliação dos opostos. Nesta conciliação, escolhem-se os aspectos positivos de um lado e do outro e tenta-se uma conciliação.                                                                                                              Por último, resta governar. Para governar, há que ter um programa político, que favoreça a governabilidade democrática e a colaboração dos partidos para que democraticamente o país atinja seus fins de desenvolvimento e de ação social para o bem do povo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 253 vezesFale com o autor