Usina de Letras
Usina de Letras
28 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63139 )
Cartas ( 21349)
Contos (13299)
Cordel (10355)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10651)
Erótico (13588)
Frases (51619)
Humor (20168)
Infantil (5585)
Infanto Juvenil (4929)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141264)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6344)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PLANTA PODE SUBSTITUIR MERCÚRIO -- 23/05/2023 - 17:03 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

PLANTA DA AMAZÔNIA PODE SUBSTITUIR MERCÚRIO NA EXTRAÇÃO DE OURO



Jan Muá



23 de maio d 2023



 Segundo Mauro Zafalon (mauro.zafalon@uol.com.br), em artigo publicado na Folha de S. Paulo de hoje, existe na Amazônia uma planta que pode substituir o mercúrio na extração do ouro. Essa planta chama-se pau-de-balsa (Ochroma pyramidade). É uma árvore frondosa, com crescimento rápido e pode atingir 30 metros de altura. Tem outros nomes: além de pau-de-balsa, chamam-lhe também pau de jangada, pata de lebre e outros.



Pesquisadores da Embrapa, cooperativa de garimpeiros, três universidades e o setor de jóias, ainda segundo Zafalon, estão voltados para um projeto “que visa a obtenção de um extrato das folhas de pau-de-balsa” - a tal planta de que falamos.



A pesquisadora Marina Morales da Embrapa Florestas sinaliza que a utilização da folha do pau-de-balsa já ocorre de forma artesanal na Colômbia. “O que se pretende agora é a extração de um bioextrato retirado das folhas da árvore para que seja um bioextrator do ouro e, se competitivo, um possível substituto do mercúrio”(Mauro Zafalon).



 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 295 vezesFale com o autor