Usina de Letras
Usina de Letras
40 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62376 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10437)

Erótico (13578)

Frases (50765)

Humor (20066)

Infantil (5479)

Infanto Juvenil (4800)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140859)

Redação (3318)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6228)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Indifirença -- 25/07/2014 - 17:43 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Há coisas tão pequenas na natureza e outras produzidas pelo homem que produzem efeitos catastróficos; um simples rolar incidental de uma pequena pedra do alto de uma montanha coberta de neve pode produzir uma avalanche ou um artefato de fogos de artifícios de aparência inofensiva, chamado de "foguetinho", manipulado pela ingenuidade de um guri fandangueiro, pode desencadear um incêndio devastador, tal como pudemos assistir aterrorizados recentemente na tragédia Brasileira que entristeceu milhões de pessoas e ficou conhecida como a tragédia em Santa Maria - RS. 



Nas organizações também há coisas pequenas que podem ser destruidoras, notadamente no âmbito do comportamento humano, seara de virtudes e de vicissitudes da alma. Não são raras as ocasiões em que divergências de opiniões ou simplesmente favoritismos pessoais levam a atitudes que lentamente vão deixando de fora de círculos de relacionamento pessoas que não interessam, aqueles que mais cedo ou mais tarde sentirão a única dor insuportável para qualquer ser humano, a dor da rejeição, em outras palavras, no discurso direto: "você não existe mais para mim".  Logo, a pequena indiferença engravidada, dá a luz à rejeição e a rejeição consumada leva à intolerância.



A área de Recursos Humanos, atuando como facilitadora e promotora de melhorias dos relacionamentos internos das organizações, tem a difícil missão de propiciar condições para que haja quebra de paradigmas e de preconceitos na cultura organizacional agindo por meio de políticas, padrões éticos, programas e ações. Tarefa árdua para os dias de hoje cuja cultura individualista prospera dentro e fora das empresas e seus efeitos são notados no andar pelas calçadas das grandes cidades permeadas de inúmeros rejeitados.



Na Bíblia encontramos um livro excepcional e muito apropriado para o aperfeiçoamento dos relacionamentos humanos, trata-se do pequeno, mas vigoroso livro de Tiago, cujo autor, profundo conhecedor da natureza humana e inspirado pelo Espírito Santo, em um discurso eloquente, delimita com precisão cirúrgica os padrões de comportamento assertivos e corretos à luz da justiça de Deus. Vejamos alguns conselhos de Tiago aos seguidores de Cristo, que ele chamou de As Doze Tribos dispersas entre as nações:



 



Favoritismo: "Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo." (Tiago 2:1).



 



Obediência: "Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo", estarão agindo corretamente. Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores." (Tiago 2:8-9).



 



Impulsividade: "Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus." (Tiago 1:19-20).



 



Misericórdia:"Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade; porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!" (Tiago 2:12-13).



 



Inveja e ambição x sabedoria e fruto da justiça:“Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores." (Tiago3:16-18).



 



 



Aplicação Prática:



 



1.     Alguma vez você já se sentiu rejeitado? Como lidou com isso?

2.     A indiferença é praticada em seu local de trabalho? Como você se posiciona quando isso ocorre na sua equipe?

3.     Na visão do autor, a indiferença como erva daninha pode levar à rejeição e à intolerância. Se você concorda com este ponto de vista, poderia citar seus fundamentos ou algum fato no âmbito profissional ou familiar que justifique tal afirmativa? 

4.     Os conselhos de Tiago citados no texto são factíveis de aplicação dentro das organizações? Por quê?



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui