Usina de Letras
Usina de Letras
30 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63221 )
Cartas ( 21349)
Contos (13301)
Cordel (10360)
Crônicas (22579)
Discursos (3248)
Ensaios - (10673)
Erótico (13592)
Frases (51735)
Humor (20173)
Infantil (5601)
Infanto Juvenil (4942)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141305)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6355)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Academia Brasileira de Defesa entrega documentos à CNV -- 18/02/2013 - 13:49 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Prezados amigos e estimadas amigas,

Boa tarde.











Encaminho-lhes mensagem endereçada pelo Brig. Frota aos membros da Academia Brasileira de Defesa.





Um forte e cordial abraço do





Luís Mauro.










http://www.defesa.org.br/page147.html




Prezados amigos e estimadas amigas,



Boa tarde.





Encaminho-lhes mensagem endereçada pelo Brig. Frota aos membros da Academia Brasileira de Defesa.





Um forte e cordial abraço do





Luís Mauro.






Prezados Acadêmicos.



Dando cumprimento à resolução do plenário da ABD, tive um encontro com o atual Coordenador da Comissão Nacional da Verdade - CNV, Dr. Cláudio Fonteles, ao qual fiz entrega de uma mensagem escrita (em anexo), acompanhada dos documentos - ORVIL, A VERDADE SUFOCADA e uma separata de um número antigo das Seleções do Reader&
39;sDigest sob o título 'A NAÇÃO QUE SALVOU-SE A SI MESMA'.



Tal encontro durou mais de uma hora, no qual trocamos idéias sobre o papel da CNV e onde tive a oportunidade de argumentar sobre a inconveniência dessa iniciativa de reviver dissensões do passado e da tentativa de apreciar novamente fatos já transitados em julgado, no STF.



Acrescentei, também, que tentar rever tais assuntos terá consequências desastrosas para o Brasil, que precisa de paz e tranquilidade para desenvolver- se de forma harmônica e integrada.

Outro aspecto levantado foi o do inevitável desgaste para o País, no contexto internacional, que tal contencioso tem trazido.



Ao final do encontro, o Dr. Cláudio Fonteles informou que estará deixando a Presidência da Comissão, dentro da rotatividade prevista.



Cordialmente,



Ivan Frota.





""




ACADEMIA BRASILEIRA DE DEFESA



Pro Patria





Av. Presidente Vargas, n.. 590, Sala 1511, Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20071-000

Tel. (21) 3071-7972 - Fax (21) 3244-1211 - defesa@defesa.org.br - www.defesa.org.br



""





ACADEMIA BRASILEIRA DE DEFESA

Pro Patria




Prof.ª Dr.ª Aileda de Mattos Oliveira

Alte.-Esq. Alfredo Karam

Cel. Aer. Antônio Celente Videira

Prof. Antoniolavo Brion

Jorn. Aristóteles Drummond

Gen.-Ex. Carlos Alberto Pinto Silva

Prof. Dr. Denis Lerrer Rosenfield

Dr. Emílio A. Souza Aguiar Nina Ribeiro

Gen.-Div. Francisco Batista Torres de Melo

Prof. Dr. Francisco Martins de Souza

Cel. Ex. Gelio Augusto Barbosa Fregapani

Dr. Gustavo Miguez de Mello

Dr. Herman Glanz

Maj.-Brig. Hugo de Oliveira Piva

Vice-Alte. Ibsen de Gusmão Câmara

Ten.-Brig. Ivan Moacyr da Frota

Prof. Dr. Ives Gandra da Silva Martins

Dep. Fed. Jair Messias Bolsonaro

Prof. Dr. João Ricardo Carneiro Moderno

Sen. José Bernardo Cabral

Dr. Luciano Saldanha Coelho

Cel.-Av.Luís Mauro Ferreira Gomes

Gen.-Ex. Luiz Cesário da Silveira Filho

Gen.-Ex. Luiz Gonzaga Schroeder Lessa

Econ. Marcos Coimbra

Emb. Marcos Henrique Camillo Côrtes

Prof.ª Dr.ª Maria Helena de Amorim Wesley

Prof.ª Dr.ª Mina Seinfeld de Caracushansky

Ten.-Brig. Octávio Júlio Moreira Lima &
10013;

Vice-Alte. Othon Luiz Pereira da Silva

Dr. Paulo Antônio Uebel

Gen.-Ex. Paulo Cesar de Castro

Ten.-Brig. Reginaldo dos Santos

Gen.-Ex. Rubens Bayma Denys

Desemb. Semy Glanz

Ten. R/2 Sérgio Pinto Monteiro

Vice.-Alte. Sérgio Tasso Vasquez de Aquino




Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2013



Senhor Presidente,



A Academia Brasileira de Defesa (ABD) é associação civil de âmbito nacional, integrada por civis e militares que se destacaram no serviço à Pátria e às Instituições nos mais variados e representati-vos campos de atividade. A Academia, criada com o propósito de defender a soberania, o estado de direito, a ordem democrática e a liberdade, não poderia ficar alheia ao debate provocado pelo sur-gimento da comissão coordenada por V. Exa. e aos eventuais rumos decorrentes a serem trilhados pela nacionalidade.



Na qualidade de presidente da ABD e em cumprimento ao desejo expresso da unanimidade dos seus integrantes, dirijo-me a V. Exa. para lhe fazer entrega de um volume de cada uma das seguintes publi-cações: o livro "ORVIL"; o livro "A VERDADE SUFOCADA"; e "A NAÇÃO QUE SE SALVOU A SI MESMA", separata de Seleções do Reader’s Digest.



Acima das paixões e explorações provocadas pelos interesses em jogo, acreditamos que tudo há que ser feito para preservar a VERDADE. Esta, pois, a razão da atitude que ora assumimos: oferecer subsídios para a apreciação isenta dos fatos de um passado recente, quando o Estado Brasileiro, no uso de impostergável e intransferível dever, foi obrigado a enfrentar e debelar a cruenta ameaça representada pela ação armada de facções internas, que, sob inspiração externa, tentavam substituir a ordem democrática, entre nós, por um sistema totalitário, estranho à História Pátria e aos desejos mais profundos do nosso povo, além de negador da dignidade intrínseca do ser humano, criado à imagem e à semelhança de Deus.





Ao Exmo. Sr. Dr. Cláudio Fonteles,



MD Coordenador da Comissão Nacional da Verdade.



Cremos que tudo isso estava bem direcionado com a sábia legislação que assegurou anistia ampla, geral e irrestrita a ambos os lados opostos pela guerra revolucionária vivida no Brasil, ainda há poucas décadas. Por isso, dentro da situação criada pela pressão para revolver o passado, queremos contribuir para que o ódio não volte a ter primazia em razão da supremacia de visão unilateral, necessariamente partidária e/ ou ideológica, sobre os eventos vividos em nossa dolorosa experiência no contexto da Guerra Fria.



Acima de tudo, o que nos move é o amor entranhado pelo Brasil, terra, povo e instituições, e a vocação de servir à Pátria, até o limite das forças e da própria vida.



Atenciosamente,



Ivan Frota

Presidente





Anexos:



I - O Livro ORVIL;

II - O Livro A VERDADE SUFOCADA;

III - A NAÇÃO QUE SALVOU A SI MESMA, Separata de Seleções.







font-family:Verdana">Faça o download do ORVIL - Tentativas de Tomada do Poder: http://www.averdadesufocada.com/images/orvil/orvil_completo.pdf



font-family:Verdana">(já disponível em livro - http://www.editoraschoba.com.br/detalhe-livro.php?id=281)




















































A Verdade Sufocada - 8ª Edição





http://www.livrariabrasil.net/product_info.php?products_id=28



R$65,00


""








"A

Clique para ampliar




Edição revisada e com índice onomástico incluso.



Comandei o DOI/CODI/II Exército de 29/09/1970 a 23/01/1974, período em que as organizações terroristas atuaram com maior intensidade.



Neste livro conto como os Órgãos de Segurança as derrotaram.



Na luta armada, lamentavelmente, tivemos cerca de 500 vítimas, de ambos os lados, um número bastante reduzido se o compararmos aos demais países da América Latina que, tembém, enfrentaram o terrorismo.



Além dos relatos, procuro desfazer mitos, farsas e mentiras divulgadas para manipular a opnião pública e para desacreditar e desmoralizar aqueles que as venceram.



Há quarenta anos, em 25/07/1966, a organização terrorista Ação Popular (AP) realizou um atentado no Aeroporto de Guararapes - Recife/PE - que ocasionou duas mortes e treze feridos graves, enre os quais uma criança de seis anos. Esse atentado é considerado o marco inicial da luta armada no Brasil.



Carlos Alberto Brilhante Ustra, Coronel Reformado do Exército Brasileiro, apresenta nas páginas do vibrante "A Verdade Sufocada" a saga de um homem simples, que não pediu para ser herói, mas o foi, como outros que receberam a dura missão de defender o Brasil de homens fanatizados por uma crença e que por ela se lançaram na loucura de uma luta armada fratricida.



Coragem física e moral foram o apanágio desse homem, nos difíceis momentos em que combateu o terrorismo de uma esquerda revolucionária. Orgulho-me de privar de sua amizade e não tenho pejo em revelar que ele, entre outros, foi exemplo para as minhas lides militares, em anos muito mais amenos, quando a luta sangrenta já estava em seu final.



"A Verdade Sufocada", sem nenhuma dúvida, é quase uma obra biográfica, que carrega consigo um valor inestimável, pois resgata a verdade de um momento histórico totalmente distorcido por aqueles que hoje encobrem os seus reais desígnios de transformar o Brasil em um satélite do comunismo internacional, com a falácia de que lutaram contra uma ditadura militar para promover a liberdade e a Democracia.



O próprio Ustra foi vítima da farsa dessa gente, por ter sofrido na pele a torpeza de uma acusação rocambolesca, que ele destrói, ponto-por-ponto, em determinadas páginas deste trabalho, como já o fizera em seu anterior "Rompendo o Silêncio".



Em linguagem coloquial, "A Verdade Sufocada" prende o leitor em narrativas ricas em ação, pormenorizando o entrechoque entre os órgãos de segurança - a chamada repressão - e as organizações comuno-terroristas, hoje mitificadas por uma parcela da mídia ainda renitente em abraçar uma causa ultrapassada.



Ustra, com muita clareza e propriedade, apresenta provas irrefutáveis que permitem ao leitor um verdadeiro juízo de valor sobre a realidade dos fatos daqueles anos conturbados. A contundência do seu livro é de extrema valia para os que não vivenciaram aqueles momentos e que hoje são bombardeados por versões enviesadas de uma esquerda revanchista.



Ustra e a sua Joseíta não mediram esforços num diligente trabalho de pesquisa, que empresta a maior credibilidade e profundidade às narrativas contidas nesta obra.



Acompanhei, pari passu, todas as etapas da feitura de "A Verdade Sufocada" e, com muito orgulho, integro o elenco de seus colaboradores.



Passemos, pois, ao desfilar de uma época, sob o testemunho de um de seus melhores protagonistas.



Paulo Carvalho Espíndola, Coronel Reformado.



ISBN:

TÍTULO: A VERDADE SUFOCADA

AUTOR: CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA

EDIÇÃO: 8

ANO DE EDIÇÃO: 2010

TIPO DE SUPORTE: PAPEL

EDITORA: SER

TOTAL DE PÁGINAS: 612



Para maiores informações, visite o site do livro.






A Nação que salvou a si mesma





Sexta, 16 Novembro 2012 11:04



Carta Publicada no Jornal 'O Globo' por João Coelho Vítola


Escrito por Elisabete Vieira



CÂMARA DOS DEPUTADOS



Gabinete do Deputado Jair Bolsonaro - PP/RJ



Brasília, DF, 12 de novembro de 2012



Sr. JOÃO COELHO VITOLA



Cumprimentos pela carta publicada no jornal 'O Globo', cuja Seção é uma das fontes que inspira meus trabalhos legislativos, em Brasília.





Com o julgamento, pelo STF, do que foi considerado o maior escândalo patrocinado pelo Executivo Federal, na busca do poder absoluto em conivência com o Legislativo, pode-se constatar a real face daqueles que afirmam terem lutado para implantar uma democracia em nosso País.



Por tal motivo, tomo a liberdade de lhe encaminhar uma reprodução do encarte da Revista Seleções do Reader&
39;s Digest, de novembro de 1964, sob o título: 'A NAÇÃO QUE SE SALVOU A SI MESMA', de autoria do jornalista Clarence W. Hall.



Preocupa-me ver a nossa liberdade ameaçada, motivo pelo qual rogo a leitura do citado artigo que poderá levar à conclusão de que o restabelecimento da verdade poderá ser o antídoto da atual ameaça.



Cordialmente,



JAIR BOLSONARO



Deputado Federal








A NAÇÃO QUE SE SALVOU A SI MESMA



Ternuma Regional Brasília



Por Agnaldo Del Nero Augusto - General de Divisão Reformado



Reli o texto condensado do artigo de Clarence W. Hall, com o título em epígrafe, publicado em Seleções do Reader’s Digest, em 1964, que conseguimos a "duras penas", eu e meu adjunto e amigo, o então major, de saudosa memória Marcelo Rufino dos Santos, fosse publicado pela BIBLIOTECA do EXÉRCITO EDITORA.



Qualquer dia conto as "duras penas" impostas para que publicássemos e distribuíssemos a todas as organizações militares do Exército opúsculos tais como: NOVEMBRO DE 1935; O JOVEM E A SUBVERSÃO; A NAÇÃO QUE SE SALVOU A SI MESMA; A TOMADA DO PODER e outros do mesmo jaez. Este último, estudo de um caso histórico sobre "Uma técnica para a Tomada do Poder pela Conquista Progressiva da População", especificamente para o caso português, elaborado pelo Instituto Britânico de Conflitos. Na época que publicamos O JOVEM E A SUBVERSÃO, resolução política do PCB para a juventude, rezava, em certo trecho : "É precisamente na juventude que o Partido Comunista vai buscar os militantes mais ardorosos e abnegados". E Stalim explicava: "A juventude é livre do peso do passado e assimila, melhor do que ninguém, os preceitos leninistas. É justamente por causa disso, por assimilar melhor do que ninguém os preceitos leninistas, que a juventude está convocada a impulsionar os desanimados e vacilantes". Com esses opúsculos procurávamos alertar e esclarecer, nesse caso, mostrando o emprego de técnicas de politização e aliciamento de jovens, as etapas do processo, descritas por militantes encarregados dessa tarefa. Julgávamos, então, que esses esclarecimentos eram uma obrigação da Força.



O artigo de Clarence W.Hall tem a seguinte chamada, que sempre me sensibilizou e julgo interessante recordar nesse momento da vida nacional. "A história inspiradora de como um povo se rebelou e impediu os comunistas de tomarem conta de seu país.



Raramente uma grande nação esteve mais perto do desastre e se recuperou do que o Brasil em seu triunfo sobre a subversão vermelha. Os elementos da campanha comunista para a dominação - propaganda, infiltração, terror - estavam em plena ação.



A rendição total parecia iminente.... e então o povo disse: Não"!



Dele reproduzo alguns trechos:



"Havia anos que os vermelhos olhavam com água na boca o grande país, maior que a parte continental dos Estados Unidos e que então continha 80 milhões de habitantes, aproximadamente metade da população da América do Sul. Além de imensamente rico em recursos ainda inaproveitados, o Brasil era a enorme chave do continente. Como o Brasil se limita com 10 países - toda a América do Sul, exceto Chile e Equador - seu domínio direto ou indireto pelos comunistas ofereceria excelentes oportunidades para subverter um vizinho após outro. A captura desse fabuloso potencial mudaria desastrosamente o equilíbrio de forças contra o Ocidente".



........ "Sua ação foi rápida (cerca de 48 horas do início ao término), sem derramamento de sangue e popular além de todas as expectativas.



"Uma vitória colossal para o próprio Brasil, ela foi ainda maior para todo mundo livre". Hall ressalta, indiretamente, um ponto com que sempre comunguei, - as mulheres foram as maiores responsáveis pela reação ao estado de coisas imperantes no Pais, responsáveis pela mobilização de todos os segmentos sociais.



Sob o título ‘Feminina e Formidável" descreve parte da atuação delas. "Mas é às mulheres do Brasil que cabe uma enorme parcela de crédito pela aniquilação da planejada conquista vermelha. Em escala sem paralelo, na história da América Latina, donas-de-casa lançaram-se à luta aos milhares, fazendo mais para alertar o País para o perigo do que outra força qualquer. ‘Sem as mulheres’, diz um líder de classe média da contra-revolução, ‘nunca teríamos podido sustar a tempo o mergulho do Brasil em direção à ditadura. Muitos dos nossos grupos de homens tinham de trabalhar disfarçadamente, mas as mulheres trabalharam às claras... e como trabalharam!".....



Dona Amélia Molina Bastos...ouviu, uma noite, em meados de 1962, seu marido e alguns líderes anticomunistas discutirem desanimados a ameaça que se agigantava. ‘Subitamente concluí que a política se havia tornado demasiado importante para ser deixada inteiramente nas mãos dos homens’



No dia seguinte- 12 de junho - Dona Amélia convidou à sua casa várias amigas e vizinhas. Com fogo nos olhos, ela perguntou:



- Quem tem mais a perder com o que está acontecendo no nosso país do que nós mulheres? E de quem será o futuro que desaparecerá senão o de nossos filhos e netos, se a política radical do Governo levar a nossa pátria ao domínio comunista?



- Naquela mesma noite foi formado o primeiro centro da CAMDE (Campanha da Mulher Pela Democracia). E no dia seguinte, com 30 donas-de-casa mobilizadas, Dona Amélia foi aos jornais do Rio pedir atenção para seu protesto contra a nomeação por Goulart de seu avermelhado primeiro-ministro. Em O Globo, disseram-lhe:’O protesto de 30 mulheres não quer dizer muita coisa .Mas se a senhora puder marchar até aqui com 500 mulheres.........



- Pegando o telefone, Dona Amélia e seu nascente grupo reuniram as 500 mulheres, e dois dias depois se apresentaram ao diretor do jornal - e fato mereceu manchetes de primeira página. O protesto não sustou a nomeação, mas estabeleceu o poder das mulheres para influenciar a opinião pública.



A história tem muitos fatos pitorescos relativos à atuação dessas mulheres. Mas interessa destacar que a difusão das organizações femininas, nesse período, foi espetacular. Algumas tornaram-se filiais da CAMDE; outras como a LIMDE (Liga das Mulheres Democráticas) em Belo Horizonte, possuíam identidade própria."Não se pode esquecer a influência na opinião pública das "MARCHAS DA FAMÍLIA com DEUS PELA LIBERDADE"., que foram por elas organizadas. Ao render minha homenagem a elas, acredito que com a sensibilidade que lhes é peculiar, sempre poderemos contar com a força da mulher brasileira, demonstrada desde os tempos dos Emboabas.





Visite o site www.ternuma.com.br
























Obs.: Textos enviados por mim para a Comissão Nacional de Verdade, o ninho repleto de bolcheniquins (F. Maier):

















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui