Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63497 )
Cartas ( 21356)
Contos (13308)
Cordel (10364)
Crônicas (22588)
Discursos (3250)
Ensaios - (10775)
Erótico (13602)
Frases (51996)
Humor (20212)
Infantil (5649)
Infanto Juvenil (5007)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141399)
Redação (3380)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6396)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PARABENS, JORNAL DE SÁBADO -- 27/09/2012 - 19:37 (José Kalil Salles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
1983 é marco importante para a mídia jornalística de nossa Barbacena. A 13 de novembro nascia o Jornal de Sábado, circulava pela primeira vez, criado por um grupo de intelectuais que se preocupavam com a verdade, a ética, a independência, a transparência, a defesa do nosso povo e o desenvolvimento da nossa terra.

Lá por volta do Século XVII a.C já se tem informação da existência de reproduções escritas em suporte de cera e argila. Contudo, a primeira publicação regular, gravada em tábuas de pedra e colocada na porta do Fórum Romano, apareceu em 59 a.C, contendo as façanhas e estripulias do imperador Júlio Cesar. O primeiro jornal de papel, denominado Notícias Diversas, apareceu no ano de 713 d.C., na China. Porém, foi somente no ano de 1440 que a imprensa logrou um desenvolvimento mais significativo, ao utilizar da tecnologia mais avançada da época, qual seja, a prensa móvel criada por Johannes Guttenberg.

No Brasil a imprensa só chega em princípios do Século XIX, mais precisamente em 1808, já que antes era proibida toda e qualquer atividade de imprensa pela metrópole portuguesa. Só com o advento da vinda da família real portuguesa para o Brasil, a imprensa brasileira nasceu oficialmente no Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1808, com a criação da Imprensa Régia, que mais tarde passou a denominar-se Imprensa Nacional.

O primeiro jornal na nossa Barbacena foi criado em maio de 1836, “O Parahybuna”, sendo o seu principal redator o Padre Justiniano da Cunha Pereira, que lhe emprestou forte conteúdo político.

De lá para cá, dezenas e dezenas de órgãos de imprensa escrita foram criados e deixaram de existir no nosso município.

Hoje, sem qualquer sombra de dúvida, o principal jornal da imprensa municipal é o Jornal de Sábado. É aí que se ouve o ruído das máquinas de impressão; na sala de redação o barulho da digitação de textos ou o ranger de canetas escorrendo sobre o papel para registrar atos e fatos, gerando notícias e informações para serem veiculadas no final de semana, quando milhares de leitores se atualizam com as ocorrências da cidade.

E por que o Jornal de Sábado tem tanta importância no cenário de nossa cidade? Porque é um órgão de imprensa não atrelado a partido político ou a família desses políticos que tanto infelicitam a nossa Barbacena; não faz proselitismo ideológico; não vive de subvenção de partido ou de qualquer político; portanto, é independente, é sério, é transparente, é impessoal, é inovador. Suas edições almejam e alcançam o perfeccionismo jornalístico, ao tempo em que coloca expressividade em cada uma de suas partes que contemplam o todo. Inova também por uma diagramação perfeita e agradável. É muito bom ler o Jornal de Sábado.

De fato, o Jornal de Sábado tem colocado semanalmente à disposição do leitor a realidade dos fatos ocorridos na cidade, sem qualquer maquiagem de qualquer outro caráter que não seja o informativo.

Parabéns ao Jornal de Sábado pelos seus 18 anos de existência. Que este aniversário ocorra por muitos e muitos anos mais. E que continue presenteando ao povo de Barbacena com sua linha independente, pois nós cidadãos, precisamos, em realidade, de uma imprensa realmente livre como o Jornal de Sábado.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui