Usina de Letras
Usina de Letras
42 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63499 )
Cartas ( 21356)
Contos (13308)
Cordel (10364)
Crônicas (22588)
Discursos (3250)
Ensaios - (10775)
Erótico (13602)
Frases (51998)
Humor (20212)
Infantil (5649)
Infanto Juvenil (5007)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141399)
Redação (3380)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6396)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BARBACENA¬ PLANEJAR É PRECISO -- 17/08/2012 - 21:18 (José Kalil Salles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As atividades públicas de municípios realizadas sem um adequado planejamento são simplesmente aleatórias e conduzem, de maneira geral, a situações piores que aquelas anteriormente existentes.

Assim, o planejamento é a condição básica para o sucesso de trabalhos executados pelas municipalidades.

Algumas intervenções urbanísticas realizadas pela Prefeitura de Barbacena há alguns poucos anos atrás têm mostrado que as ações realizadas o foram sem qualquer planejamento organizado, isto é, sem a observação de uma sequência lógica de eventos pré-determinada.

Peter Drucker adverte: “O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes.”

Quando a municipalidade decidiu fazer algumas intervenções urbanísticas, com certeza, não se preocupou com as implicações que essas intervenções acarretariam na cidade, no futuro. Portanto, não planejou e se planejou, planejou mal. Decidiu aleatoriamente. E o resultado é o que estamos vendo hoje: situação atual muito pior do que a existente anteriormente.

Serão citados apenas quatro exemplos. O primeiro é a denominada revitalização da Rua XV. O que foi feito piorou sobremaneira a situação anteriormente existente. Estreitamento da pista de rolamento de veículos; passeios com forte inclinação “para dentro”, quando o adequado é uma suave inclinação “para fora”. A inclinação “para dentro” acarreta, quando chove forte, o acúmulo de água que acaba entrando em estabelecimentos existentes, pois os ralos de escoamento da água não suportam o grande volume; as pastilhas utilizadas para o calçamento dos passeios não estando disponíveis para possíveis reposições, o que está sendo visto é que algumas reformas estão sendo feitas apenas com cimento, o que enfeia ainda mais o centro da cidade. Além disto, foram mal assentadas, causando por isto depressões que com este período de chuvas causam alagamento que permanecem mesmo depois das chuvas terminarem: os jardins laterais, que tristeza – mato puro ou apenas terra batida. A inadequação do trabalho realizado é tão acintosa que seria possível continuar citando aspectos negativos do que foi feito por mais tempo. A firma que executou este serviço o projetou com incompetência ou...

Outra intervenção realizada pela Prefeitura e que redundou em fracasso severo, foi a colocação nos postes da cidade, bem no alto, de vasos de flores. Passados os primeiros dias e sem possibilidade de irrigação, as plantas morreram, o que levou a retiradas às pressas dos vasos dos postes. Contudo, o dinheiro gasto com aquela “magnífica” obra saiu do bolso do povo, através dos impostos que são obrigados a pagar.

Outra intervenção urbanística macabra realizada na região do Pontilhão sem um planejamento organizado complicou a situação em relação à existente anteriormente. Logo na saída do Pontilhão no sentido do centro há um cruzamento em x e outro perto do hospital, situação totalmente inadequada segundo a engenharia de tráfego. As retenções de veículos e congestionamento são constantes. A empresa que projetou esta intervenção ou é incompetente ou...

O trânsito é outra atividade que não mereceu e não tem merecido ser objeto de um planejamento bem feito. As duas intervenções ocorridas nesta área têm mostrado a inadequação do que foi feito. Urge o desenvolvimento urgente de ações para melhorar o que feito inadequadamente.

Os objetivos dos municípios são muito complexos e, portanto, devem ser delineados através de um planejamento racional e organizado e que permeie cenários diversos, para que no futuro possam ser alcançados de maneira a melhorar a qualidade de vidas dos cidadãos que pagam impostos e votam.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui