Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63221 )
Cartas ( 21349)
Contos (13301)
Cordel (10360)
Crônicas (22579)
Discursos (3248)
Ensaios - (10673)
Erótico (13592)
Frases (51735)
Humor (20173)
Infantil (5600)
Infanto Juvenil (4942)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141305)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6355)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dilma em Cuba: Uma visita desnecessária -- 27/01/2012 - 11:58 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos







26/01 - Cuba: uma visita desnecessária



















"

Embaixador Luiz Felipe Lampreia

Luiz Felipe Lampreia Questões de Política Internacional




A presidente Dilma vai visitar Cuba em uma saia justa pois nada terá a ganhar pelo silêncio ou, menos ainda, pela solidariedade com um regime que, além de terminal, é profundamente injusto com seu próprio povo mergulhado na miséria e na repressão.


O argumento da não-interferência nos assuntos internos de outros países - uma tradição brasileira que vinha do Barão do Rio Branco- já foi abandonado por diversas vezes no governo Lula,que chegou a subir no palanque eleitoral de alguns colegas sul-americanos.Essa primeira razão para nada dizer sobre as brutalidades da ditadura cubana não vale, portanto.


A segunda razão para,pelo contrário, dizer algo está em que o regime cubano mantém no cárcere mais severo centenas de oposicionistas de consciência, além de deixar morrer muitos que fazem greves de fome de protesto.Esta violação fundamental dos direitos humanos é inaceitável e impediria um silêncio total de nossa parte.Quando estive em Cuba como chanceler em 1997 fui objeto de severa crítica de Fidel apenas por ter recebido para uma conversa discreta, previamente anunciada ao governo cubano,com o senhor Elizardo Sanchez, presidente do Comitê de direitos humanos de Cuba.


A morte do opositor Vilman Vilmar, após muitos dias de greve de fome, a carta aberta de Yoanny Sanchez e a persistência do fechamento do regime - malgrado os esforços de Raul Castro para, pelo menos, fazer uma abertura à la Geisel ("lenta, gradual e segura", lembram?) - tudo isto coloca o governo brasileiro e a presidente em especial em posição desconfortável.


Por isso, não consigo entender a razão da visita.Se era para pagar esse preço, melhor teria sido ficar em casa. Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/lampreia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui