Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63321 )
Cartas ( 21350)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10712)
Erótico (13596)
Frases (51855)
Humor (20198)
Infantil (5628)
Infanto Juvenil (4967)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141347)
Redação (3359)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6367)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UM DICIONÁRIO TOCANTINENSE -- 14/02/2002 - 21:43 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UM DICIONÁRIO TOCANTINENSE.

(REPRODUÇÃO PERMITIDA, DESDE QUE CITADOS ESTE AUTOR E O TÍTULO).

Mário Ribeiro Martins*

Mário Ribeiro Martins é membro da Academia Goiana e da Academia Tocantinense de Letras, Procurador de Justiça e Escritor.mariormartins@hotmail.com













A idéia de elaborar o “DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS” terminou por me trazer oportunidades raras. Jamais poderia imaginar que ao longo da pesquisa pudesse encontrar tantas preciosidades. Nos anos anteriores havia eu pesquisado e publicado o “DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS”, com 1.230 páginas, incluindo apenas 140 nomes vinculados ao antigo norte de Goiás.

Imaginava que, pouca coisa iria encontrar no atual Tocantins, que justificasse a publicação de um Dicionário. Enganei-me. O “DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS” terminou por sair com 925 páginas, focalizando mais de 1.500 biografias.

A pesquisa possibilitou a descoberta de fatos interessantíssimos. Um deles. O Professor Antonio Teixeira Neto, da Universidade Federal de Goiás chegou a escrever: “Quando se fala de História de Goiás, entende-se a História do Sul de Goiás. Não existe bibliografia sobre o NORTE DE GOIÁS”.

Ledo engano. A bibliografia existe, porém muito mais em lingua estrangeira. Os estrangeiros escreveram mais sobre o norte goiano(hoje Tocantins), do que os brasileiros. Daí a razão por que o “DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS” está repleto de nomes estrangeiros.

É que o critério usado foi o de colocar autores que nasceram no antigo norte de Goiás(hoje Tocantins). Mas também aqueles que, oriundos de diferentes partes do Brasil e do Mundo, vivem hoje no Tocantins. Bem como aqueles que passaram, outrora, estudando o Tocantins. E mais ainda, aqueles cujos livros são obra de referência sobre o Tocantins e o antigo norte goiano.

Daí por que aparece no Dicionário do Tocantins, por exemplo, o nome do alemão Wilhelm Ludwig Von Eschwege, autor de “PLUTO BRASILIENSIS”(1833), em que descreve o antigo norte goiano, hoje Tocantins. Só lendo o Dicionário se pode descobrir a justificativa para a existência de nomes como ORVILLE DERBY, CAPISTRANO DE ABREU, HERBERT BALDUS e tantos outros.



*Mário Ribeiro Martins

é escritor e Procurador de Justiça.

(mariorm@terra.com.br)

Home Page: www.genetic.com.br/~mario

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui