Enquanto Mercosul discute a entrada da Venezuela de Chávez no Mercosul, Chile avança para entrar no primeiro mundo. O último passo está sendo dado no congresso chileno.
1. (Mercurio-online, 27/10, 19h52m) Por 29 votos a favor e uma abstenção, o Senado aprovou os indicadores que esclarecem as faculdades que terá o Diretor Nacional de Impostos Internos para combater os delitos tributários. A iniciativa que conta com regime de urgência, ou seja, três dias para ser despachado a cada casa legislativa, ficou em condições de cumprir seu último tramite na câmara de deputados. Ao ser aprovada, Chile contaria com este importante corpo legal considerado um requisito prévio para a entrada do país a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Obs.: O Chile já tem um acordo comercial com os EUA e caminha para outro, da OCDE. Enquanto isso, os petistas e bolivarianos da América Latrina boicotaram a ALCA e forçam para que a Venezuela entre no Mercosul, um mercado comum que só existe no papel, já que os hermanos cagam na cabeça do governo brasileiro, especialmente a Argentina dos Kirchner. Ah! Tem a ALBA, a "alternativa bolivariana" de Fidel e Chávez... (F. Maier)