Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63225 )
Cartas ( 21349)
Contos (13301)
Cordel (10360)
Crônicas (22579)
Discursos (3248)
Ensaios - (10679)
Erótico (13592)
Frases (51743)
Humor (20177)
Infantil (5602)
Infanto Juvenil (4946)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141306)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6355)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ainda a anencefalia no STF -- 08/07/2009 - 08:31 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ainda a Anencefalia no STF&
8207;



De: contato@brasilpelavida.org

Enviada: terça-feira, 7 de julho de 2009 19:10:03

Para: ttacitus@hotmail.com



Félix Maier



A Folha de São aulo publicou, hoje, dia 7, notícia trágica que uma Procuradora Geral Interina da República, enquanto não se é indicado o procurador titular para a pasta, apresenta dois relatórios que estavam a espera do parecer do Procurador para que pudesse dar encaminhamento no STF. O primeiro foi sobre o "casamento" homossexual e o outro foi sobre o aborto de Anencéfalos. Ambos com pareceres favoráveis. Isto posto, dentro em breve o Ministro Marco Aurélio de Mello poderá colocar em pauta de votação o aborto de anencéfalos. Veja a notícia abaixo.



Procuradora envia ao STF parecer a favor de aborto de anencéfalo

Para procuradora-geral interina da República, o aborto é um "direito fundamental de gestante"



DA SUCURSAL DE BRASÍLIA



A procuradora-geral interina da República, Deborah Duprat, enviou ontem ao STF (Supremo Tribunal Federal) um parecer favorável à interrupção da gestação em casos de fetos anencéfalos (sem cérebro).



A argumentação é que a proibição vai contra o direito à liberdade, à privacidade e à autonomia reprodutiva da mulher, além de ferir o princípio da dignidade humana e também o direito à saúde.

O documento enviado por Deborah será anexado à ação proposta pela CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde), também favorável à prática do aborto.



Juridicamente, a confederação pede que os ministros interpretem o Código Penal brasileiro de modo a não criminalizar tal interrupção.

Atualmente, o aborto só é permitido em casos de estupro e perigo de morte da mãe.



De acordo com a procuradora-geral, se a anencefalia ficar comprovada após diagnóstico de um "médico habilitado", a antecipação terapêutica do parto é um "direito fundamental de gestante".



"A escolha sobre o que fazer nessa difícil situação tem de competir à gestante, que deve julgar de acordo com os seus valores e a sua consciência, e não ao Estado", escreveu a procuradora-geral.



O STF deverá julgar ainda neste ano a ação. O debate é muito semelhante à possibilidade de realizar pesquisas com células-tronco embrionárias. Enquanto neste se discutia se o princípio da dignidade humana deve valer para o embrião ou para aqueles que podem ser beneficiados com as pesquisas, no caso dos anencéfalos o debate é se o mesmo princípio vale para a mãe ou para o bebê.



Existe no tribunal, segundo a Folha apurou, duas fortes tendências. De um lado, favoráveis à possibilidade do aborto, ficariam os ministros Marco Aurélio Mello, Celso de Mello, Carlos Ayres Britto e Joaquim Barbosa. Do outro, contra a interrupção, estariam Carlos Alberto Direito, Eros Grau, Ricardo Lewandowski e Cezar Peluso.



O julgamento, portanto, deverá ser decidido pelos votos de Ellen Gracie, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia.



Veja a notícia no original - http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2009/07/07/ult4733u38637.jhtm



Brasilpelavida.org







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui