Brasil deveria receber presos de Guantánamo, diz Vannuchi
Ministro de Direitos Humanos do governo Lula é favorável ao recebimento de detentos no fechamento da prisão
Jamil Chade - O Estado de S. Paulo
GENEBRA - O ministro de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, afirma que seria favorável ao recebimento de prisioneiros de Guantánamo no Brasil. O presidente americano, Barack Obama, já anunciou que irá fechar a prisão que se tornou símbolo das violações na luta contra o terrorismo, mas agora busca aliados pelo mundo para enviar os presos.
No total, o governo americano estima que precisará encontrar um destino para cerca de 60 presos de Guantánamo para fechar o centro de detenção. Esses prisioneiros seriam menos perigosos que os demais, mas não podem voltar a seus países de origem, pois correriam o risco de tortura e mesmo assassinatos. "Por uma perspectiva de direitos humanos, eu seria favorável (a receber prisioneiros)", afirmou Vannuchi.
Vannuchi ressalta, porém, que não está dando sua opinião de maneira política e nem considerando a posição internacional do Brasil. "Se o chanceler Celso Amorim pedir minha opinião sobre a questão em relação aos aspectos de direitos humanos, meu parecer seria favorável", disse.
Na Europa, os governos debatem receber os prisioneiros. Portugal e alguns poucos países já deixaram claro que estão dispostos a cooperar. Mas o bloco ainda não fechou uma posição conjunta e alguns governos insistem que o problema é americano, e não do resto do mundo.
O relator da ONU contra a Tortura, Manfred Nowak, contou que consultou os governos dos países sul-americanos sobre a possibilidade de que esses estados também recebam os prisioneiros, mas revelou que a proposta não foi bem aceita. A entidade Human Rights Watch também defende que o Brasil se apresente como um dos países para receber prisioneiros de Guantánamo. "A responsabilidade é de todos", afirmou o diretor da entidade, Kenneth Roth. "Uma atitude como essa demonstraria o interesse do Brasil em resolver problemas globais", afirmou.
O Estado obteve informações que diplomatas de alto escalão de dentro do próprio Itamaraty já levantaram a possibilidade ao chanceler Celso Amorim. No final do mês, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Barack Obama realizam em Washington seu primeiro encontro oficial.
Tags: Guantánamo, Brasil, EUA O que são TAGS?
COMENTÁRIOS
NOTÍCIAS RELACIONADAS
`Brasil, Governo de Todos` - Todos os outros, não dos Brasileiros
Seg, 02/03/09 16:59 , Anônimo
Agora, o ministro dos direitos humanos (um dos 40 ministerios do PT - General Figueiredo tinha 12 ministros), quer usar o meu país para receber bandidos dos outros países!!! Calma, isso (o PT) passa. Faltam 650 dias.
Porque será que o governo do LULA (PT) gosta tanto de bandido. Que tal enviarmos V.Excia e sua turma de agitadores para lá. DAMOS TODOS DE GRAÇA E PAGAMOS AS DESPESAS.QUE TAL!!!!