Usina de Letras
Usina de Letras
32 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63497 )
Cartas ( 21356)
Contos (13308)
Cordel (10364)
Crônicas (22588)
Discursos (3250)
Ensaios - (10775)
Erótico (13602)
Frases (51997)
Humor (20212)
Infantil (5649)
Infanto Juvenil (5007)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141399)
Redação (3380)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6396)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->|Teoria e Prática: Inseparáveis -- 12/06/2000 - 23:49 (Cidinho Marques) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


“Isto é muito bonito na teoria, mas na prática não funciona”...Este é um jargão, ou pior, uma frase feita muito comum entre as pessoas. Por conta da crença desta premissa muitos justificam a sua inércia em mergulhar nos estudos acadêmicos e terminam, às vezes, por desprezar conquistas científicas que levaram anos e anos para se confirmarem e se tornarem bases para muitas outras descobertas.



Analisemos um pouco melhor a falácia que representa este jargão. Em primeiro lugar se algo é teoria, é porque foi prática antes. Uma teoria é uma abstração posterior a uma ação ou a uma experiência. Primeiro se verifica a “verdade”do pressuposto e depois se teoriza. Portanto, a primeira aberração reside aí. Como se pode dizer que “na prática não funciona, se antes já funcionou? A segunda inverdade é que não parece possível alguém agir, na prática , sem um mínimo de “teorização “mental. Quando se parte para fazer algo, por mais automático que seja, usa-se uma premissa, um plano mental qualquer. Geralmente se usa o próprio senso comum, que a é a “teoria” mas habitual das pessoas.



O que acontece na realidade é que nem sempre as teorias são suficientemente entendidas e, o que é pior, são aplicadas de maneira incompleta ou desvirtuadas. Em ciências humanas, é óbvio que não se pode garantir resultados exatos, mas quando se age sem uma fundamentação científica mínima os resultados podem ser os menos esperados possíveis. A teoria sem lógica é louca, mas a prática sem um veio consciente e fundamentado é cega.

Num mundo que gira a kilômetros luz , os riscos que se corre de agir sem raciocínio lógico, científico e fundamentado são implacáveis. Para muitas coisas pode não se ter segundas chances. A intuição natural do homem é importante, necessária e até indispensável, mas não deve ser suficiente. Entre a intuição e o senso comum deve navegar a ciência, a responsabilidade racional. Na falta disto, pode permear a emoção apaixonada, que orientada apenas pelas sensações a flor da pele, ditam atitudes cegas e, geralmente, inconseqüentes.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui