O senador Marco Maciel (DEM-PE) disse, nesta quarta-feira (24), que a atual crise dos mercados financeiros e de capitais mundiais confirma o quanto estava certo o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) ao adotar o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), desenvolvido no Brasil de 1995 a 2000.
O Proer saneou bancos com objetivo de evitar uma crise de efeitos imprevisíveis para a economia brasileira, lembrou o parlamentar. Leia mais (http://www.senado.gov.br/web/senador/marcomaciel/default.asp)
Política fiscal
Marco Maciel alerta para aumento da carga tributária e diz que o Brasil é o vice-campeão mundial em impostos
O senador Marco Maciel (DEM-PE) afirmou que a carga tributária subirá novamente neste ano, devendo passar dos 37% do Produto Interno Bruto (PIB), contra 36,08% no ano passado.
Observou que o percentual coloca o Brasil como vice-campeão mundial de impostos, ficando abaixo apenas da Dinamarca - país onde os serviços prestados pelo Estado são de elevada qualidade.
A projeção para o ano foi feita pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o qual informou, nesta semana, que, no primeiro semestre, a carga tributária bateu em 37,27%.
- O brasileiro deve pagar neste ano 1 trilhão de reais em impostos - afirmou o senador.
Leia mais
Postado por Blog da Resistência Democrática no Resistência Democrática em 9/28/2008 12:42:00 AM