Funcionalismo federal: Governo vai acelerar concessão de reajustes
Djalma Oliveira
Rio - O governo federal vai acelerar a chegada dos reajustes salariais ao bolso de 800 mil servidores. Isso será feito graças ao formato a ser adotado para a concessão dos aumentos: a medida provisória (MP). O presidente Lula bateu o martelo e deve assiná-la hoje ou amanhã. O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), está de acordo com o desejo de rapidez de Lula e afirmou ontem que a Casa “tem condições” de aprovar os reajustes nos próximos 45 dias, antes que a MP tranque a pauta de votações.
Ainda segundo Chinaglia, esse prazo poderá ser cumprido mesmo com a resistência da oposição, que considera exagerado o número de medidas provisórias que o governo federal edita.
Com a MP, fica garantida a inclusão dos reajustes nos salários deste mês, que são pagos no início de junho. Os militares das Forças Armadas não estão incluídos no texto original da MP, mas os soldos com os novos valores também deverão sair no contracheque deste mês. Já os retroativos serão repassados por meio de folha suplementar até 18 de junho.
***
Obs.:
Já o Correio Braziliense, de 12 de maio de 2008, à pg. 10, na seção "Economia", afirma:
"FUNCIONALISMO
Outras categorias devem ser contempladas. MP com reajuste para 800 mil trabalhadores do Executivo será publicada até quarta-feira.
Mais 300 mil servidores podem ter aumentos".
Diz o Correio, ainda:
"Prioridades
Antes de resolver a questão com o restante dos servidores civis, o governo deverá atender os militares. Há cerca de 20 dias, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou aumentos para todas as patentes e até mesmo para os recrutas. A MP com os percentuais para cada escalão deverá ser assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos dias".