"O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) não é a solução para todos os males, mas é um passo gigantesco. Consiste em uma mudança de concepção. É encarar a educação como um todo". A suposta evolução foi observada pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento de Políticas do Ministério da Educação, Paulo Egon, durante o IX Seminário Nacional do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), na capital paulista.
A percepção otimista de Egon parte principalmente da amplitude que o novo fundo busca alcançar. Diferentemente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Fundamental...
Iraque: Governo em xeque por laços com o Irã
Por Ali Al-Fadhily*, da IPS
Bagdá, 14/07/2007 – Os crescentes laços do primeiro-ministro iraquiano Nouri Al-Maliki com o Irã racharam seu governo, que tem o apoio dos Estados Unidos. Vários grupos sunitas e xiitas abandonaram a administração, seguindo os passos do bloco al-Tawafuq (Frente do Acordo Iraquiano, sunita). Maliki, porém, se recusa a fazer as concessões necessárias para recompor seu governo de “unidade”. Iyad Jamaliddin, porta-voz da Lista Nacional Iraquiana liderada pelo ex-primeiro-ministro interino Iyad Allawi, informou que os ministros desse setor boicotarão as reuniões de gabinete. Representantes de forças xiitas e sunitas fariam o mesmo, disse. “Informa...
Risco do etanol está associado ao modelo de produção
Por Mauricio Reimberg, da Carta Maior
Sustentabilidade vai muito além da escolha do combustível que queima nos motores dos automóveis. Principal desafio está na mudança da estrutura de produção da cana-de-açúcar pautada apenas no lucro que concentra renda.
A euforia que cerca os biocombustíveis é vista com desconfiança pelos povos da floresta. Aos olhos de Júlio Barbosa de Aquino, do Conselho Nacional de Seringueiros (CNS), aquilo que se apresenta como uma oportunidade excepcional para o Brasil diante da demanda internacional por alternativas energéticas menos poluentes é mais uma "ameaça" ao modo de vida das populações tradicionais. "Para nós, o ava...
Líbano: Refugiados palestinos torturados nos quartéis
Por Anand Gopal e Saseen Kawzally, da IPS
Acampamento de Baddawi, Líbano, 14/07/2007 – Palestinos que viraram refugiados por causa dos combates no acampamento de refugiados de Nahr al-Bared, no norte do Líbano, acusaram o exército deste país de torturar e abusar de civis. A luta entre a organização islâmica sunita Fatah al-Islam e o exército libanês entra em sua décima-segunda semana. Milhares de residentes de Nahr al-Bared buscam refugio no acampamento de Baddawi, que fica próximo, alguns dos quais foram detidos e descreveram severos interrogatórios. Fadi Wehbi, de 36 anos, disse à IPS que foi preso por questionar o exército libanês ao fugir de Nahr al-Bared com sua família.
..
Mídia contribui para o desenvolvimento da consciência dos consumidores
Atento, cético e interessado. Esse é o perfil do consumidor brasileiro quando se trata das ações de responsabilidade socioambiental das empresas. Uma pesquisa do Instituto Akatu, de 2005, constatou que 78% dos brasileiros tem grande interesse em saber como as empresas tentam ser socialmente responsáveis. E é através da mídia que a maioria das pessoas fica sabendo o que o mercado corporativo tem feito messe sentido.
“A mídia tem um papel crucial não só na transparência no que ocorre em relação às empresas e ao governo, mas também pelo conteúdo e pela mensagem que veicula, ajudando a educar ou a deseducar os consumidores”, desta...
Modelo climático se aproxima da realidade
Pesquisadores britânicos aperfeiçoaram substancialmente o desempenho de um modelo climático global ao adicionar observações sobre o estado real do oceano e da atmosfera. Segundo especialistas, os resultados são de extrema importância para aqueles que tentam produzir ‘previsões climáticas’ confiáveis de curto prazo em escala global e regional.
O grupo, liderado por Doug Smith, do centro britânico de meteorologia Hadley Centre, em Exeter, desenvolveu um sistema de previsão do tempo que é capaz de incluir a variabilidade natural do sistema climático - como aquelas provenientes de anomalias na circulação do oceano ou em sua quantid...
Timor Leste: A difícil paz
Por Mario de Queiroz, da IPS
Lisboa, 14/07/2007 – Cinco anos de independência pouco significam para a imensa maioria da martirizada população de Timor Leste. Alunas de um colégio católico violadas, 142 casas destruídas e incendiadas e veículos da Organização das Nações Unidas atacados são algumas das marcas da violência desses últimos anos. Os confrontos aconteceram, na última quarta-feira, após a posse como primeiro-ministro do ex-presidente José Alexandre Gusmão, o comandante da resistência contra a ocupação da Indonésia, que invadiu a ex-colônia portuguesa de um milhão de habitantes quando esta declarou sua independência unilateral de Lisboa, em dezembro de 1975.
Técnica modifica enzima para clareamento de celulose
Por Júlio Bernardes, da Agência USP
O biobranqueamento reduz impactos ao meio ambiente, além de poder diminuir os custos do clareamento da polpa de celulose.
Um novo processo de produção de enzimas, que permite modificar geneticamente suas propriedades e adaptá-las para diversas aplicações industriais, foi criado em pesquisa da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. A enzima desenvolvida no estudo, a xilanase, poderá ser usada no branqueamento de celulose para produção de papel, eliminando o uso de produtos químicos organoclorados.
“A mesma enzima pode ser adaptada para várias aplicações, por meio de mudanças g...
A Agência Envolverde distribui com exclusividade no Brasil os textos da agência Inter Press Service (IPS) e do Projeto Terramérica. Jornais, revistas e websites que queiram ter acesso a este material podem entrar em contato com nossa redação através do email agencia@envolverde.com.br
Expediente - Uma publicação da Agência Envolverde - Rua Simpatia, 179 - Vila Madalena - São Paulo - SP - Brasil - CEP 05436-020 - Fone/Fax: 55 11 30344887 - Editor Responsável: Adalberto Wodianer Marcondes - dal@envolverde.com.br
Relacionamento: Ana Maria Vasconcellos - anamaria@envolverde.com.br
Internet: AW4 Tecnologia - aw4@aw4.com.br
Associado à EcoMídias - Associação Brasileira de Mídias Ambientais
***
Comentário
F. Maier
Depois que a pegajosa palavrinha "social" grudou em quase tudo ("justiça social",
"responsabilidade social" etc.), agora virou moda acrescentar a palavra "cidadania" a tudo que expressão que anda por aí. Os municípios não perderam tempo, nem os Estados, e agora gasta-se mais alguns reais do diminuto orçamento para acrescentar a palavra "Cidadania" à placa do vistoso prédio: "Secretaria de Segurança Pública e Cidadania".
Ora, "cidadania" engloba tudo, assim como "social" - pelo menos no que se refere ao relacionamento entre as pessoas, entre entidades ou com o governo. Por englobar tudo, essas palavras tiradas da sacola do modo "politicamente correto", digo "besta" de dizer as coisas, não traduzem nada, porque ninguém consegue empreender ou discorrer sobre algo que comporte tudo o que existe.
Essas duas "palavrinhas de pau" não passam de mais um íncubo ideológico para perturbar as nossas cabeças já tão perturbadas nesses tempos de doutrinação esquerdóide.
O que é, afinal, cidadania?
Leninho se dirige ao professor Marxinho e pergunta:
- Mijar é um ato de cidadania?
- É, meu kamarada, desde que você levante a tampa do vaso - responde Marxinho.