O embaixador brasileiro Sérgio de Queiroz Duarte foi nomeado alto representante do secretário-geral das Nações Unidas para Desarmamento, o mais alto posto sobre o tema na organização. Duarte, que terá status de vice-secretário geral, chefiará o Escritório para Assuntos de Desarmamento, com sede em Nova York, e responderá diretamente a Ban Ki-moon.
Além de ter sido representante brasileiro na China, o embaixador teve longa atuação na AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica). Foi representante do governo brasileiro de 1999 a 2002 e presidiu a 7ª Conferência de Exame do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, em Nova York, há dois anos. Para o Itamaraty, a nomeação atesta a experiência de Duarte e o compromisso do Brasil com o desarmamento e com a não-proliferação de armas de destruição em massa.
Em 2004, o jornal "Washington Post" publicou que os EUA cogitaram o lançamento de Duarte para diretor-geral da AIEA. Na época, a Casa Branca estava insatisfeita com o egípcio Mohamed El Baradei, que não endossara a tese de que Saddam Hussein tinha um programa nuclear secreto.
Obs.: É muito fácil ser a favor do desarmamento, tendo guarda-costas e carro blindado. Os bandidos é que devem ser desarmados, não a população decente, que é a maioria em qualquer país, mesmo nesta República Socialista dos Bandidos (F. Maier).