A ATL -Academia Tocantinense de Letras- institui o II Concurso Nacional de Poesia. O tema é livre. O texto estender-se-á em, no máximo, duas laudas, impresso em papel de 22x33 centímetros. O concorrente deverá encaminhar o seu trabalho em 3(três) vias.
2. Dos participantes:
Poderá participar, com um único poema, qualquer interessado, desde que seja brasileiro nato ou naturalizado.
3. Das inscrições:
O poema, sem o nome do autor, mas com pseudônimo e o endereço completo, será colocado em envelope grande, no qual será incluído um envelope menor contendo os seguintes dados: nome completo do autor, seu pseudônimo, seu endereço completo e o nome do poema. O envelope grande será encaminhado ao seguinte endereço: II Concurso Nacional de Poesia da ATL, Avenida Teotônio Segurado, s/n, Espaço Cultural, Biblioteca Jaime Câmara, CEP 77 011-900, Palmas, Tocantins, Fone: (063) 3218-5165. O trabalho deverá ser inédito, isto é, não publicado em livros, jornais, revistas ou outros meios de comunicação, nem afixado em locais públicos. As inscrições deverão ser realizadas no período de 18 de abril a 15 de outubro de 2007, valendo a data de postagem.
4. Dos critérios de avaliação:
A avaliação basear-se-á nos seguintes critérios, em ordem de importância: criatividade, originalidade e respeito às normas gramaticais básicas.
5. Da divulgação dos resultados:
O resultado do concurso será divulgado em dia, mês e local a serem posteriormente definidos.
Haverá, também, divulgação nos sites que publicaram o edital.
6. Dos prêmios:
São os seguintes os prêmios a serem outorgados:
1º, 2º e 3º lugares- TROFÉU e DIPLOMA DE HONRA;
4º e 5º lugares- DIPLOMA DE MENÇÃO HONROSA.
Os cinqüenta melhores poemas classificados comporão uma antologia que será distribuída aos vencedores em dia e local a serem definidos, ficando autorizada a publicação pelos autores no ato da inscrição.
7. A organização geral do concurso fica no encargo de uma comissão de três acadêmicos, Mário Ribeiro Martins, José Cardeal dos Santos e Fidêncio Bogo, sob presidência do primeiro.
8. Das disposições gerais:
A Comissão Organizadora tem autonomia plena para eliminar os trabalhos dos concorrentes que não observarem as normas deste edital.
• Maiores informações, na sede da ATL, no Espaço Cultural em Palmas, ou pelo telefone (63)3218-5165. Edital publicado nos sites:
www.mariomartins.com.br
www.cultura.to.gov.br
www.atmp.org.br
www.seduc.to.gov.br
www.unitins.br
www.uft.edu.br
Palmas(TO), 15 de agosto de 2007
Eduardo Silva de Almeida
Presidente
Academia Tocantinense de Letras
Av.Theotônio Segurado, s/n – Espaço Cultural – CEP:77.011-900–Palmas-TO
Fone: (63)3218-5165
CONCURSO DE POESIA DO PROJETO “CHUVA DE POEMAS-2007”
EDITAL
1- DO CONCURSO
A ATL, Academia Tocantinense de Letras, institui o Concurso de Poesia do Projeto “Chuva de Poemas-2007”.
O tema é livre. O texto poderá ter no máximo duas laudas, fonte em Times New Roman e tamanho 14.
O concurso será coordenado por uma comissão nomeada pela presidência da ATL.
2 – DOS OBJETIVOS
O objetivo do concurso é mostrar aos estudantes de que há um caminho aberto para todo aquele que acredita em seu potencial e se propõe a ser autor de uma produção literária, por ora no gênero poesia. Com leitura, dedicação e trabalho, quem sabe seus potenciais venham a ser aproveitados.
3 – DOS PARTICIPANTES
Poderão participar todos os estudantes do ensino fundamental maior (5ª a 8ª série) da Escola Municipal Luiz Rodrigues Monteiro, em Palmas.
4 – DA ORGANIZAÇÃO
A ATL enviará ao estabelecimento de ensino a Ficha de Inscrição e esclarecimentos necessários à participação do aluno. As inscrições serão realizadas na própria escola, que receberá os trabalhos de seus alunos e fará a remessa à Comissão de Coordenação da ATL. A ATL encarregar-se-á da seleção final dos trabalhos, da divulgação dos resultados e da entrega dos prêmios aos contemplados.
5 – DAS INSCRIÇÕES
O período de inscrição será de 15/03 a 15/08/2007.
Os poemas, acompanhados da Ficha de Inscrição, terão como identificação o número de inscrição do candidato, seguido das iniciais da escola. Da Ficha de Inscrição constará: endereço, telefone, série, turno, escola que freqüenta e o número da inscrição.
Os trabalhos deverão ser inéditos, isto é, não publicados em livros, jornais ou revistas, de forma convencional ou digital. A desobediência a este item acarretará na imediata desclassificação do concorrente.
A escola deverá, após o término das inscrições colocar as fichas de inscrição dos alunos em envelope lacrado e enviá-las à ATL, juntamente com os poemas.
Cada participante poderá concorrer com dois poemas no máximo, fazendo, nesse caso, duas vezes a inscrição, ou seja, uma inscrição para cada poema.
6 – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação basear-se-á nos seguintes critérios: criatividade, estética, originalidade e obediência às regras gramaticais básicas.
Serão selecionados os cinco melhores poemas para a premiação e os melhores, dentro de um número máximo de 60 (sessenta), para a publicação em uma antologia denominada “Chuva de Poemas-2007”.
Somente após o julgamento, os autores dos poemas selecionados serão identificados, mediante o número da inscrição.
7 – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
A ATL divulgará os resultados e o(s) evento(s) de premiação em dia e local a serem definidos.
8 – DA PREMIAÇÃO
Para os concorrentes do ensino fundamental (5ª a 8ª série):
1° colocado – prêmio material e diploma de honra ao mérito, certificando a colocação;
2° colocado - prêmio material e diploma de honra ao mérito, certificando a colocação;
3° colocado - prêmio material e diploma de honra ao mérito, certificando a colocação;
4° colocado - diploma de menção honrosa, certificando a colocação;
5° colocado - diploma de menção honrosa, certificando a colocação.
9 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora dos Trabalhos, nomeados pelo Presidência da ATL, sendo expressamente proibida a cobrança de taxa de inscrição.
A participação no concurso implica na aceitação, pelo concorrente, de todas as normas contidas neste Edital, os concorrentes selecionados deverão abrir mão de seus direitos autorais para a ATL.
Maiores informações, dirigir-se à sede da ATL, no Espaço Cultural em Palmas, ou pelo telefone 3218-5165.
Palmas, 14 de março de 2007
Eduardo Silva de Almeida
Presidente
Academia Tocantinense de Letras
Av.Theotônio Segurado, s/n – Espaço Cultural – CEP:77.011-900–Palmas-TO
Fone: (0**63) 3218-5165
4° CONCURSO JOVEM ESCRITOR
Projeto
Objetivo: tendo o público jovem como alvo especial, criar a mentalidade de que a literatura está ao alcance de qualquer pessoa alfabetizada; estimular a produção literária, que não é restrita a um pequeno número de iluminados.
Participantes: alunos do ensino fundamental (das 5as às 9as séries) e do ensino médio (todas as séries), regularmente matriculados, e com freqüência efetiva, nas escolas públicas e particulares de todos o Estado (previsão de 10.000 trabalhos).
Gêneros literários: poesias (máximo de cinqüenta versos), contos (máximo de quatro laudas) e crônicas (máximo de duas laudas). Cada participante só pode concorrer com um trabalho.
Modus faciendi: coordenação-Geral em Palmas; Coordenações-Regionais, por intermédio dos membros da Academia Tocantinense de Letras residentes no interior do Estado. Inscrições nas próprias escolas, preservando-se a legitimidade da autoria dos trabalhos. Mobilização de professores, especialmente os de Língua Portuguesa, para a produção dos alunos. Cada escola fará a remessa dos trabalhos à ATL, que os encaminhará a uma Comissão Julgadora Central.
Prêmios: Haverá prêmios, distintamente para alunos do ensino fundamental e do ensino médio, nas formas literárias de prosa (incluindo contos e crônicas) e de poesia.
1º ao 3° lugar: troféu e diploma de honra ao mérito;
4º ao 10º lugar: diploma de menção honrosa.
Prazos:
abr/2007: elaboração e publicação do edital;
abr-ago/2007: inscrições;
set (15)/2007: remessa dos trabalhos selecionados para a Coordenação-Geral;
out/2007: julgamento e divulgação dos resultados; edição de antologia com os trabalhos premiados;
dez/2007: entrega dos prêmios e lançamento do livro do concurso.
Palmas, 18 de abril de 2007
Eduardo Silva de Almeida
Presidente
Academia Tocantinense de Letras
Av.Theotônio Segurado, s/n – Espaço Cultural – CEP:77.011-900–Palmas-TO
Fone: (0**63) 3218-5165
4° CONCURSO JOVEM ESCRITOR
Edital
1 – Do concurso
A ATL – Academia Tocantinense de Letras – institui o 4° Concurso Jovem Escritor para estudantes do Tocantins.
O tema é livre e pode ser expresso através de poema, de conto ou de crônica.
Quanto à sua extensão, o texto obedecerá ao seguinte:
a) máximo de 50 (cinqüenta) versos para o poema;
b) máximo de 4 (quatro) laudas para o conto;
c) máximo de (duas) laudas para a crônica.
Como referencial para o tamanho das laudas, considere-se a digitação em papel A4, letra Times New Roman, tamanho 14. O concurso será realizado pela ATL e supervisionado por uma Comissão Central, composta de três acadêmicos, com sede em Palmas, e por Comissões Regionais, criadas a critério da Comissão Central.
2 – Dos objetivos
O objetivo básico do concurso é conscientizar os estudantes de que produzir literatura não é privilégio de poucos superdotados, mas é um caminho aberto para todo aquele que acredita em si mesmo e se dedica à produção literária. Objetiva, além disso, mostrar ao estudante as características distintivas de cada modalidade a fim de que perceba qual delas se ajusta ao seu perfil de escritor.
3 – Dos participantes
Poderão participar todos os estudantes do ensino fundamental maior (5as a 9as séries) e do ensino médio, regularmente matriculados em qualquer estabelecimento de ensino público ou particular do Tocantins, excluídos os desistentes.
4 – Da organização
A ATL enviará, mediante solicitação, aos estabelecimentos de ensino a Ficha de inscrição e esclarecimentos básicos sobre cada modalidade. As inscrições serão feitas nas próprias escolas que receberão os trabalhos de seus alunos, selecionarão, por meio de uma comissão interna, os dez melhores, sendo cinco na forma de poesia e cinco na forma de prosa (conto ou crônica) e farão a remessa à Comissão Central da ATL, em Palmas. A ATL encarregar-se-á da seleção final dos trabalhos, da divulgação dos resultados e da entrega dos prêmios aos contemplados.
5 – Das inscrições
Os trabalhos, acompanhados das fichas de inscrição, poderão ser entregues na escola, no período de 19 de abril a 31 de agosto de 2007. Os trabalhos, sem o nome mas com o pseudônimo do autor, serão entregues em um envelope grande, que também conterá um envelope pequeno, lacrado, com a ficha de inscrição, devidamente preenchida. Da ficha de inscrição constarão o nome completo do concorrente, pseudônimo, idade, série e turma em que estuda, nome, endereço e telefone (se houver) do estabelecimento de ensino, título do trabalho e modalidade. As escolas têm o prazo limite de 15 de setembro de 2007 para a remessa dos dez trabalhos selecionados de seus alunos. O julgamento e a seleção final serão encerrados em 20 de outubro.
Os trabalhos deverão ser inéditos, isto é, não publicados em livros, jornais, revistas ou outros meios de comunicação, nem afixados em lugares públicos.
Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho, ou poesia, ou conto, ou crônica.
6 – Do julgamento e da seleção
O julgamento final dos trabalhos apresentados será feito por uma Comissão da ATL específica para cada modalidade, sempre presidida por um Acadêmico. As Comissões Julgadoras serão formadas por três membros, podendo a ATL convidar até duas pessoas de reconhecida capacidade literária, não integrantes da instituição.
7 – Dos critérios de avaliação
A avaliação se baseará nos seguintes critérios: tema, criatividade, originalidade, respeito às normas gramaticais básicas.
8 – Da divulgação dos resultados
O resultado do Concurso será divulgado em outubro do ano de 2007, em local e data a serem definidos.
9 – Dos prêmios
São os seguintes os prêmios de cada modalidade:
Para os concorrentes do ensino fundamental (5ª a 9ª séries):
1º lugar – troféu e Diploma de Honra ao Mérito;
2º lugar – troféu e Diploma de Honra ao Mérito;
3º lugar – troféu e Diploma de Honra ao Mérito.
Para os concorrentes do ensino médio:
1º lugar – troféu e Diploma de Honra ao Mérito;
2º lugar – troféu e Diploma de Honra ao Mérito;
3º lugar – troféu e Diploma de Honra ao Mérito.
Os colocados do 4º ao 10º lugar receberão Diplomas de Menção Honrosa.
10 – Das disposições gerais
Os trabalhos dos concorrentes que não observarem as normas deste edital serão eliminados. Recomenda-se aos participantes que não enviem plágios, isto é, apresentem como seus textos que são de outros autores. Caso isso aconteça, a Comissão Julgadora desclassificará o candidato. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Central do Concurso. Não há taxas de inscrição. A participação no Concurso implica na aceitação pelo concorrente de todas as normas contidas neste Edital. Maiores informações na sede da ATL, no Espaço Cultural, em Palmas,ou pelo telefone (0-XX-63) 3218-5165.
Palmas, 18 de abril de 2007
Eduardo Silva de Almeida
Presidente
Academia Tocantinense de Letras
Av.Theotônio Segurado, s/n – Espaço Cultural – CEP:77.011-900–Palmas-TO
Fone: (0**63) 3218-5165
EDITAL
DO 2º CONCURSO NACIONAL DE POESIA DA
ACADEMIA TOCANTINENSE DE LETRAS -ATL
1. Do concurso:
A ATL -Academia Tocantinense de Letras- institui o 2º Concurso Nacional de Poesia. O tema é livre. O texto estender-se-á em, no máximo, duas laudas, impresso em papel de 22x33 centímetros. O concorrente deverá encaminhar o seu trabalho em 3(três) vias.
2. Dos participantes:
Poderá participar, com um único poema, qualquer interessado, desde que seja brasileiro nato ou naturalizado.
3. Das inscrições:
O poema, sem o nome do autor, mas com pseudônimo e o endereço completo, será colocado em envelope grande, no qual será incluído um envelope menor contendo os seguintes dados: nome completo do autor, seu pseudônimo, seu endereço completo e o nome do poema. O envelope grande será encaminhado ao seguinte endereço: 2º Concurso Nacional de Poesia da ATL, Avenida Teotônio Segurado, s/n, Espaço Cultural, Biblioteca Jaime Câmara, CEP 77 011-900, Palmas, Tocantins, Fone: (063) 3218-5165. O trabalho deverá ser inédito, isto é, não publicado em livros, jornais, revistas ou outros meios de comunicação, nem afixado em locais públicos. As inscrições deverão ser realizadas no período de 18 de abril a 10 de setembro de 2007, valendo a data de postagem.
4. Dos critérios de avaliação:
A avaliação basear-se-á nos seguintes critérios, em ordem de importância: criatividade, originalidade e respeito às normas gramaticais básicas.
5. Da divulgação dos resultados:
O resultado do concurso será divulgado no seguinte endereço eletrônico:
& 61623; www.mariomartins.com.br
em dia, mês e local a serem posteriormente definidos.
6. Dos prêmios:
São os seguintes os prêmios a serem outorgados:
1º, 2º e 3º lugares- TROFÉU e DIPLOMA DE HONRA;
4º e 5º lugares- DIPLOMA DE MENÇÃO HONROSA.
Os cinqüenta melhores poemas classificados comporão uma antologia tacitamente que será distribuída aos vencedores em dia e local a serem definidos, ficando autorizada a publicação pelos autores no ato da inscrição.
7. A organização geral do concurso fica no encargo de uma comissão de três acadêmicos, Mário Ribeiro Martins, José Cardeal dos Santos e Fidêncio Bogo, sob presidência do primeiro.
8. Das disposições gerais:
A Comissão Organizadora tem autonomia plena para eliminar os trabalhos dos concorrentes que não observarem as normas deste edital.
Maiores informações na sede da ATL, no Espaço Cultural, em Palmas, Tocantins ou pelo telefone (0-xx-63) 3218 5165.