Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63427 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22584)
Discursos (3250)
Ensaios - (10749)
Erótico (13601)
Frases (51945)
Humor (20205)
Infantil (5640)
Infanto Juvenil (4990)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141379)
Redação (3372)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2443)
Textos Jurídicos (1974)
Textos Religiosos/Sermões (6386)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ainda sobre as artes -- 09/11/2001 - 11:34 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Somente agora pude ler os artigos relacionados à questão da fotografia ser ou não arte. Como coloquei em favoritos o site, e a página inicial está em manutenção, não conseguia acessar a Usina.



Quanto à afirmação de Denison de que o cinema é filho da fotografia, por ser o mesmo uma seqüência de fotografias em movimento, com os cortes e tomadas cuidadosamente definidos de acordo com os propósitos do cineasta, etc., a princípio discordo.



Não sou especialista em artes. Aliás, não sou especialista em assunto algum, apenas gosto de questionar muito a natureza de todas as atividades humanas, e a arte é uma das que mais estranheza me causam por sua extrema indefinição quanto à utilidade e necessidade dela na existência humana.



Alguns filósofos são unânimes em classificar a arte como a mais superior das atividades humanas, em oposição ao pensamento platônico sobre o mesmo tema, porque, oriundas do espírito, são em essência superior à realidade material criada pela natureza, na qual, em última análise, nenhuma inteligência há quando se analisa os elementos materiais que a compõem.



Como não sou filósofo, tenho liberdade de discordar de todos ou concordar em parte com alguns deles. Antes, pergunto: a arte é a mais sublime das atividades humanas, senão por aquela razão inicial, porque revela a harmonia em sua mais perfeita manifestação, ainda que meramente fruto da inteligência, inspiração e aspiração do artista? Como assim? Vejamos o caso das artes plásticas. O pintor que retrata fielmente uma paisagem está tomando aquela dada realidade para imprimir na mesma uma nuança de sua personalidade, uma transferência mental daquilo que ele gostaria que fosse o mundo? Em outros termos, qual o principal objetivo de um artista senão o de modificar a realidade com aquilo que lhe move interiormente muito mais do que simplesmente reproduzir um aspecto material do mundo em que vive.



Quando Rodin esculpiu o pensador, o que o motivava interiormente? Quando Da Vinci pintava Monalisa, o que o inspirava? Quando Shakespeare produziu Hamlet, qual intenção lhe premia a mente? Quando Johan Sebastian Bach compunha a Suíte nº 03 - Ária, havia o que em seu coração a elevá-lo a esse estado pleno de inspiração, no qual produziu a mais bela música que já ouvi?



Deixo a seguinte questão em aberto: qual é a intenção do artista na criação, que objetivos tem em mente? As respostas dos colegas da Usina certamente esclareção minhas dúvidas, possibilitando que eu volte ao tema em outros artigos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui