LULA AMEAÇA EMBARCAR EM AVENTURA DE BANCO BOLIVARIANO
por Aluízio Amorim
Blog do Diego Casagrande - 17.04, 17h50
Lula e seus sequazes já estão prontos para embarcar na mais nova aventura “bolivariana”. Segundo anunciou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, Lula deverá assinar documento concordando com a participação do Brasil num tal Banco do Sul, idéia dos cucarachas Hugo Chávez, da Venezuela e Nestor Kirschner, da Argentina. Alegam que o objetivo é criar uma alternativa ao FMI e aos demais organismos de crédito internacionais. O documento de adesão pode ser assinado nesta terça-feira, em Isla Margarita, na Venezuela, onde Lula já se encontra para uma reunião com chefes de estado latino-americanos.
E sabem onde ficará a sede do Banco? Ora, em Caracas, a capital venezuelana. E a sub-sede? Em Buenos Aires, nas mãos de Kirshner. E o Brasil? Receberá bananas. E já insinuam que será o futuro banco central quando o continente latino-americano tiver uma mesma moeda dentro da planejada criação da URSAL – União das Repúblicas Socialistas da América Latina. Cáspite! Aí voltaremos sem dúvida diretamente para o tempo das cavernas. Já imaginaram o “Banco do Sul” financiando a guerrilha urbana e as invasões à propriedade privada?
Claro, para entrar nessa tresloucada aventura o Brasil terá de colocar dinheiro quente no negócio. Não se sabe por enquanto o montante, mas serão bilhões de dólares que cairão nas mãos dos chefes do mais ensandecido e ultrapassado populismo que afasta o continente latino-americano do futuro trazendo-o de volta ao tempo da pedra lascada. Vejam se os países asiáticos, que há anos crescem a taxas altíssimas, inventaram uma coisa dessas?
Ora, quando se sabe que o mundo já dispõe do FMI, do Banco Mundial e demais organismos multilaterais de crédito, é inadmissível que o governo assine a adesão a esse banco aventureiro à revelia do Congresso Nacional.
É de se esperar que a oposição, pelo menos uma vez na vida, cumpra com a sua obrigação constitucional e impeça Lula de correr para o abraço de urso de Chávez e seus asseclas. Afinal, é dinheiro dos cidadãos brasileiros que será aplicado nesse negócio que nem mesmo se tem idéia de sua finalidade e como vai operar.
Para pagar um aumento decente para os aposentados e pensionistas não tem dinheiro. Para obras de infra-estrutura não há recursos. O governo petista impõe um colossal arrocho salarial contra a classe média e tunga os salários com o imposto de renda e demais tributos, como a odiosa CPMF. E o que Lula e o PT fazem como o nosso dinheiro? Querem entregá-lo para a constituição do capital de um Banco criado por um bando de populistas que têm o ditador Fidel Castro como guru.
A Argentina, com a "inteligência" de Kirschner, deu um calote internacional e ficou sem mercado. É por isso que a Argentina joga todas as fichas na criação desse banco como alternativa à sua combalida economia, como uma forma de reingressar no mercado internacional. Ora, os argentinos que resolvam os problemas deles com o dinheiro deles. Que se arranjem os gringos.