A moda do disque-sequestro ou falso sequestro por telefone começou na Penitenciária Carlos Tinoco da Fonseca, de Campos, RJ, em 2002, e hoje já cobre todo o território nacional.
Em 2006, comunicaram à polícia o seguinte número de vítimas (por Estado);
- Rio de Janeiro: 3.000
- São Paulo: 3.132
- Belo Horizonte: 1.575
- Distrito Federal: 1.221
- Porto Alegre: 80
Cerca de 71% das chamadas com origem identificada vêm do Rio de Janeiro. Em torno de 1% dos bandidos se dizem membros do Comando Vermelho, 8% membros do PCC e 91% não se dizem membros de nenhuma facção criminosa.
Das 98 pessoas indiciadas pelo crime do falso sequestro, em 2006, 70% eram presidiários, que cumprem penas no Complexo do Bangu, Carlos Tinoco da Fonseca e Evaristo de Moraes. Estes, pertencem ao Terceiro Comando e Amigos dos Amigos.
O valor médio do "resgate" pedido é de R$ 4.000,00. Cerca de 20% das vítimas pagam o falso resgate.
Em nossa residência, em Brasília, já sofremos esse tipo de tentativa de extorsão. Foram 15 minutos de terror, até localizarmos nosso rebento que estaria sendo sequestrado. Ninguém merece!
Fonte de pesquisa: revista Veja n. 1996, de 21/2/2007, pg. 39 a 45.