Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63339 )
Cartas ( 21353)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10718)
Erótico (13596)
Frases (51866)
Humor (20198)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4968)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141349)
Redação (3361)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6370)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Kafka -- 16/05/2000 - 21:50 (Ronan Gomes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A METAMORFOSE

Franz Kafka



MEMBRO DA COLÔNIA



Quem um dia não se perguntou sobre qual o seu papel na sociedade. Particularmente estou sempre pensando nestas questões. E mais do que nunca tenho certeza de que podemos responder a todas às nossas dúvidas através de leituras. Se não obtemos a resposta diretamente, adquirimos informações e conhecimento para formular idéias e construir as respostas.

Lendo A metamorfose de Franz Kafka o leitor formula idéias que o torne mais consciente a respeito de seu papel nesta colônia, que chamamos sociedade. É nela, que os diferentes individuos perdem a identidade no momento em que vivem apenas para satisfazer e obedece-la, como alguns insetos, que também vivem em colonias. Cada ser trabalha apenas para suprir e desenvolver a sua comunidade, por exemplo, as abelhas que se dedicam as comeias, e as formigas que trabalham todo o tempo em função dos formigueiros.

Gregor, personagem central do conto A metamorfose, também exemplifica o papel de cada individuo na sociedade. Em uma determinada manhã ele se transformou em um inseto. Na verdade ele sempre foi insignificante, "invertebrado". Para a sociedade sua importância no mundo se limitava a produzir e satisfazer a colonia em que vivia. Mas, nesse dia ele se transformou e vai viver como realmente sempre foi, um inseto. Gregor não despertara em uma determinada manhã como um ser diferente. Ë nessa determinada manhã que ele toma consciência de que faz parte de um sistema, vivendo apenas para servir ao poder.

O texto de Kafka narra a vida de Gregor, que após a metamorfose, não é mais um trabalhador servindo ao seu meio, mas um invertebrado. Ele modifica a alimentação, passa a comer restos deixados pela família, se esconde quando alguem se aproxima e algumas vezes se sente ameaçado. A vida de Gregor depois da transformação é a vida que sempre viveu. Ele sempre se didicava a familia, ao chefe, aos clientes. Sua maior preocupação enquanto uma barata, no início da manhã, era exatamente com eles. Posteriormente, enquanto a metamorfose se completava, ele se esquecia daqueles a quem um dia foi servidor.

Lendo o texto A Metamorfose, descobrimos uma das respostas sobre nosso papel na sociedade. Somos um pouco insetos. Vivemos para satisfazer interesses de uma colonia. Igual a Gregor, nós também passamos no decorrer de nossa existência por uma metamorfose.







RONAN GOMES

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui