Usina de Letras
Usina de Letras
28 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63522 )
Cartas ( 21356)
Contos (13309)
Cordel (10366)
Crônicas (22590)
Discursos (3250)
Ensaios - (10779)
Erótico (13603)
Frases (52012)
Humor (20212)
Infantil (5651)
Infanto Juvenil (5009)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141411)
Redação (3380)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2445)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6396)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A CORRUPÇÃO E A FÁBULA DA HUMILDADE -- 03/09/2006 - 09:22 (José Virgolino de Alencar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Observando a difícil luta do Brasil para punir os corrutos, principalmente os que se alojam em Brasília e se protegem com o manto da imunidade parlamentar, manto que se transforma em impunidade, logo me vem à mente a fábula que mostra como o ser humano tem enorme dificuldade de lidar com a humildade, mais precisamente, de encontrá-la dentro de si mesmo.



Conta a fábula que um grupo de extraterrestres chegou à Terra e procurou arrancar do peito do homem a humildade e, assim, transformar sua personalidade. Os seres extraterrenos abriram, então, o peito do homem e retiraram de lá a humildade e a levaram para o extremo plano cósmico, onde, pensavam eles, o homem jamais alcançaria.



Entretanto, um dos alienígenas, reavaliando a inteligência do homem, chegou à conclusão de que ele(o homem) devassaria o cosmo e recuperaria a humildade. Decidiram voltar à Terra e devolver ao homem a humildade. A justificativa do ET para a devolução do nobre sentimento da humildade foi a de que é exatamente dentro de si mesmo que o homem sente dificuldade em encontrá-la. No âmago de sua intimidade, o sentimento da humildade é indevassável.



Transportando a fábula para o Brasil, ou melhor, para Brasília, e fazendo um paralelo, é possível afirmar que os corrutos escondem-se na Capital Federal, essa ilha fabulosa brasileira, porque espertamente notaram que o crucial problema de nosso país é localizar dentro de seu “peito”, ou seja, de Brasília o “sentimento” da improbidade, o vírus da impunidade.



Por isso, ao contrário da fábula, é necessário ter coragem de abrir o “peito” do Brasil, extrair dele a corrução, entregando aos ET’s para conduzirem ao remoto espaço e guardarem onde as artimanhas dos corrutos não possam atingir.







É pena que isso venha a parecer apenas mais uma fábula!







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui