Num dado ponto do discurso que dirigiu a cidadãos alentejanos, propensos à ideologia comunista, Jerónimo de Sousa, sob as câmaras da RTP1, referiu saber que o nosso actual primeiro-ministro não gosta que lhe chamem mentiroso e acrescentou: " - Eu chamo-lhe pantomineiro".
Ora, depreendi eu, pantomineiro é um indíviduo que faz pantominas, palhaçadas e dá cambalhotas em estilo ridículo para fazer rir a malta. Mas, para ficar mais seguro sobre a lata alusão do vocábulo, recorri ao dicionário e surgiram-me alguns pesados sinónimos: embusteiro, intrujão, trapaceiro e rodilhão.
É claro que o líder comunista, numa palavrinha, resumia o todo que José Sócrates tem protagonizado no decurso da sua (des)governação e desde que foi maioritariamente eleito. Deveras tem-se fartado de dar o dito por dito, só que, com enorme descaro, faz surpreendentemente tudo ao contrário.
Bem, como o país está e vai, a gatinhar entusiasticamente sob o nada absoluto do Mundial de Futebol, eu não sei que nome aplicar aos fautores de semelhante farsa social.
Torre da Guia / Porto |