Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63217 )
Cartas ( 21349)
Contos (13301)
Cordel (10360)
Crônicas (22579)
Discursos (3248)
Ensaios - (10672)
Erótico (13592)
Frases (51733)
Humor (20173)
Infantil (5600)
Infanto Juvenil (4942)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141303)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6355)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cores de ditadura - editorial do JB online -- 07/12/2005 - 14:14 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cores de ditadura



Editorial - Jb online, 7/12/2005





Inspirada pelo boicote da oposição, a abstenção de 75% nas eleições legislativas de domingo mostra que quatro entre cinco venezuelanos desistiram do voto. Com isso, o governo levou todas as 167 cadeiras do congresso e abriu, entre outras, a possibilidade de o presidente se reeleger quantas vezes quiser. Assim, apesar de o processo político ter feição democrática, ganhou cores de ditadura.



O recado para o eleitor brasileiro, cético diante dos escândalos que lhe roubaram a esperança de participar de um país politicamente mais decente, é claro. Há um alto preço a pagar pela abdicação de um direito tão essencial na democracia quanto o voto. Afinal, discordar é o que torna plurais os desejos individuais.



A oposição reconheceu o erro, agora que o sabor da abstenção alta se tornou amargo, mas é tarde. Chegou a festejar o boicote que traduziu o tamanho do descontentamento de setores da sociedade com o presidente Hugo Chávez. Como o pleito foi legítimo, a realidade voltou-se contra esses grupos como um bumerangue. Amordaçado por opção ou omissão, o eleitor agora só poderá acompanhar o tique-taque da bomba relógio montada sobre uma noção de riqueza volátil como o petróleo.



No jogo democrático é preciso garantir dissonância e alternância para a construção de uma realidade política estável e geradora de crescimento. Os venezuelanos usaram a primeira para eliminar a segunda. A luz vermelha se acendeu na América Latina.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui