Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63321 )
Cartas ( 21350)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10712)
Erótico (13596)
Frases (51856)
Humor (20198)
Infantil (5628)
Infanto Juvenil (4967)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141347)
Redação (3359)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6367)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PALAVRAS AO CORAÇÃO(Enaura Machado) -- 05/12/2005 - 23:01 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos












PALAVRAS AO CORAÇÃO...





Mário Ribeiro Martins*





Tanto a poesia quanto a prosa, ambas produzidas pela Professora Enaura Machado, são admiráveis e dão prazer aos olhos e ao coração, daí o título de seu livro “QUANDO O CORAÇÃO CANTA”(2004). Lá da distante cidade da Barra, às margens do Rio São Francisco, na Bahia, o livro me chegou às mãos, pela instrumentalidade dos amigos empresários Adão Costa e Carla.



Seus poemas, como "RIO SÃO FRANCISCO", "APRENDA A AMAR", "MORADA DE COLIBRIS" e "MINHA BABÁ", entre outros, são de uma beleza emocionante. É que sua pena é macia e suave. Corre serena, como serenos são os seus pensamentos.



Com que facilidade, Enaura Machado escreve e constrói histórias edificantes e bem concatenadas! Dá gosto lê-la, como também dá gosto penetrar no interior de suas idéias.



Sua poesia, por outro lado, é um caso aparte. Muito bem construída, tem mensagem, universalidade, vida, tem tudo. Não há sequer um verso com pé quebrado, simplesmente porque em todas as letras usadas para construir as palavras e as frases, a tônica maior é a musicalidade.



Esta capacidade de viver a poesia, de encarnar a poesia, é algo encantador em Enaura Machado. Versos, por exemplo, como "SIMBOLO DA PAZ" são melodias que enchem a alma. E que dizer de "O BRILHO DO SOL”, "MEU LIMOEIRO”, "OMBRO AMIGO" e "TERRA DE NOSSO SENHOR”?



Há versos lindos em sua poesia. Versos que falam, que riem, que vibram, que amam, enfim, versos que VERSAM. É preciso muito sentimento para escrever coisas assim: "SEM VOCÊ, MEUS DIAS SÃO TRISTES E FRIOS, SEM VOCÊ, MINHA VIDA É UM RIO VAZIO".



E tudo isso é possível em Enaura Machado. Mas não poderia ser diferente. Ver Enaura, olhar Enaura, contemplar Enaura é sentir o pulsar da poesia, é debruçar-se, é tornar-se genuflexo perante a própria vida.



Sua poesia não é um amontoado de palavras. Ao contrário, nela um conjunto de palavras se faz poesia e poesia da melhor qualidade.



É preciso ler Enaura para aquilatar a força telúrica de um poema. "SEM VOCÊ, MEUS DIAS SÃO AMARGOS E SOMBRIOS", diz ela em seu poema SEM VOCÊ. E quem duvida?



Ler Enaura Machado é sentir a vida, é semear amor, é mergulhar num mundo mágico em que há de tudo: "SEPARAÇÃO", "CARÊNCIA", "SOLIDARIEDADE", "ESPERA", "SAUDADE", etc.



Seus escritos não são sofisticados e nem previamente construídos, mas são a manifestação do próprio coração e, como tal, a singeleza de suas palavras fala ao espírito, com termos e expressões que são de uma preciosidade tamanha que só a alma pode entender e somente a ela é dado o privilégio de ver com os olhos espirituais.



Enaura Machado é verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, LETRA E, via INTERNET, de Mário Ribeiro Martins, no site www.mariomartins.com.br



ASSIM É ENAURA MACHADO:

A POESIA EM PESSOA, NA ALMA E NO CORAÇÃO!







Palmas, Tocantins, 05.12.2005.



*Mário Ribeiro Martins

é Procurador de Justiça e Escritor.

(mariormartins@hotmail.com)

Fone: (063)99779311 (063) 3215 44 96

Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970.

www.mariomartins.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui