O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve desculpas à sociedade brasileira. Ao afirmar que “os jornalistas são mal educados”, não atingiu diretamente a classe profissional, mas os responsáveis pela educação dessas pessoas.
Talvez o presidente não saiba, mas, infelizmente, a má educação não é, no Brasil, privilégio de alguns integrantes da classe jornalística; é um mal que assola alguns outros componentes de todas as outras categorias, inclusive a política. E é por nada: nada de investimento em políticas culturais que permitam acesso popular às grandes artes, nada de investimento no ensino, nenhum programa de incentivo à pesquisa. Assim, nada de responsabilidade com o dinheiro público, nenhuma preocupação com o sistema de saúde nem com a segurança; ou seja, nada de respeito.
O problema se estende à presidência. Talvez a intenção não fosse ofender. Mas “a ignorância é vizinha da maldade”, e Lula, talvez, nem tenha sido mal educado; não teve habilidade social. Compreenda: ele também é fruto do descaso.