Usina de Letras
Usina de Letras
28 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63167 )
Cartas ( 21349)
Contos (13300)
Cordel (10357)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10657)
Erótico (13589)
Frases (51656)
Humor (20171)
Infantil (5588)
Infanto Juvenil (4933)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141277)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6351)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A POMBA SOCIALISTA -- 18/08/2005 - 11:40 (Marcelino Rodriguez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A POMBA SOCIALISTA



Marcelino Rodriguez





Entre os liberais e os comunistas, postam-se os socialistas, segundo o Senador Saturnino Braga. Nem tanto ao mercado, nem tanto ao Estado. Os dois extremos conduzem ao erro, parece querer dizer a história.

O capitalismo parece que se impôs como mais eficiente que o comunismo, se olharmos para os países ditos desenvolvidos. Só que quem quiser ver a realidade tem que olhar para os países subdesenvolvidos também. Há aberrações nas puras criações egoístas do mercado, onde a vida humana é facilmente delegada a segundo plano ou mesmo negociada; é aquela "desimportância" do sujeito. O mercado é cego, mudo e surdo (ou barulhento).

Há miséria humana, moral e financeira nos Estados Unidos e nos demais países ditos "desenvolvidos" desse sistema. Desenvolver o capital não é, necessariamente, desenvolver as consciências.

O que o socialismo almeja é desenvolver a consciência dos povos para que outras sejam as relações entre sujeitos e nações, indivíduos e empresas. Para que um dia, em escala mundial, não tropecemos mais com a miséria e a degradação absoluta.

Em coisas essenciais para a vida humana e a soberania dos povos, como o incentivo ao trabalho, a garantia de saúde, educação e a seguridade social, o apoio a setores estratégicos da economia e a pratica do humanismo, os socialistas não negociam. Pelo menos não enquanto esses direitos sejam universalizados.

Na verdade, sonhamos um dia encontrar cidadãos e não apenas consumidores. Diplomacia coletiva e não guerras irracionais.

Um pouco por esses ares, ainda que para muitos aparentemente utópicos e inatingíveis, a pomba socialista vôa nobre, altaneira e pacífica





WWW.marcelinorodriguez.weblogger.com.br

Contato autor marcelrodriguez@ig.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui