Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63580 )
Cartas ( 21361)
Contos (13309)
Cordel (10366)
Crônicas (22591)
Discursos (3250)
Ensaios - (10792)
Erótico (13604)
Frases (52041)
Humor (20215)
Infantil (5664)
Infanto Juvenil (5020)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141428)
Redação (3381)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2445)
Textos Jurídicos (1978)
Textos Religiosos/Sermões (6406)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Bombas de papel... GENIAL !... -- 16/07/2005 - 15:24 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

993300>Se porventura Você está perplexa ou perplexo com a violência da vida actual nas mais diversas partes do mundo - quer a violência ao nível das nações, quer aquela que se desencadeia ao nosso redor - contemple e analise o conjunto de imagens que exponho. Depois, serenamente - enquanto ouve Monserat Caballé e Freddy Mercury - leia o texto que se lhe segue. Do conteúdo que emana e segundo critério pessoal, independentemente do seu "bem-estar-ou-mal-estar", sinceramente, responda-me: de quem é a culpa?... De quem aperta a vida da humanidade, para viver entre labúrdia do fausto, ou de quem é apertado e reage porque não tem outra alternativa para aspirar a uma existência melhor? Outrossim, acha que vale a pena lutar pacificamente, tão-só com as armas do intelecto, contra a hipócrisia tácita que recai hodiernamente sobre a enorme maioria da humanidade?



993300>Há uns tempos a esta parte, dada a profusão das notícias do mesmo teor, estamos perigosamente a habituar-nos, sem dar por isso, à ideia de que aquelas bombas que vão explodindo na cidade dos outros, ceifando dezenas de vidas dia a dia, embora lamentando tão criminosas e nefastas ocorrências, não são connosco.



Não aprofundamos, por exemplo, que as vítimas são em geral cidadãos comuns como nós, ou, quando se trate de personalidades cimeiras, a morte recai sobretudo em pessoas com reconhecida dignidade humana, como foi o caso de Sérgio Vieira de Melo.



Os grandes patifes deste mundo, tais como Hitler, Truman, Estaline e quejandos, bombistas de alto potencial, morreram porque tinham de morrer e, quanto a mim muito estranhamente, também sobre aqueles que hodiernamente encimam as tensões e persistem nas fórmulas bélicas - Bin Laden, Bush, Blair - não há meio de cair-lhes em cima uma providencial bombinha.



Raio... Quem deveras afinal, directa ou indirectamente, financia, promove e provoca o terrorismo? Então não se está a ver o filme todo desde que o flagelo começou?...



A mim, não, não me deitam fumaça para os olhos, nem me distraiem ou desviam o pensamento com bolinhas de sabão: sei a história de fio a pavio - é sempre a mesma - e também sei essencialmente que a história real das pessoas comuns é um "passado-presente" que se confirma sempre muito tarde e sem remédio.



Não acharão porventura oportuno, caras Leitoras e caros Leitores, uma vez que estamos em "evocada democracia" e não vislumbramos hipótese da carnificina acabar, logo que formos chamados ao "dever cívico" de votar, rasgarmos o voto bem à frente de todos esses paspalhões e lançarmos os pedacinhos ao ar, como se fosse uma bomba?!...



Quiçá - ó minha mãe, minha mãe - acertássemos em cheio no cérebro dos humanóides - eles consideram-nos parvos - que ensaiam ternos sorrisos ao espelho para tão-só sistematicamente enganar os benquistos cidadãos que, se gozam qualquer coisinha na vida, pagam-na com suor de ouro.



Mas... Para rasgar o voto e lançar os papelinhos no ar, o que não faria mal a nenhum de nós, é preciso "tê-los" ou "tê-la" no sítio. Eu que sou o da ideia - concerteza - vou ser o primeiro a lixar-me, mas tenho fé e esperança, pelo menos, de que deixarei semente à espera do futuro.



António Torre da Guia

O Lusineiro


993300>Som = Monserat Caballe e Freddy Mercury em "Barcelona"
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui