Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63136 )
Cartas ( 21349)
Contos (13299)
Cordel (10355)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10647)
Erótico (13588)
Frases (51615)
Humor (20167)
Infantil (5584)
Infanto Juvenil (4928)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141264)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6344)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DECANA HELENA ROSETA DIXIT -- 28/03/2005 - 18:31 (FRASSINO MACHADO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Por

Frassino Machado



O DÉFICE FEMININO NA POLÍTICA PORTUGUESA



Pois eu concordo plenamente com a experiente politóloga portuguesa. De facto, parece um pouco estranho que apenas cinco mulheres façam parte do Governo liderado por José Sócrates, quando deveriam – a exemplo de outros governos europeus – ser muitas mais. Bom, mas não exageremos ! Creio que no momento actual, da apregoada crise nacional, não seria curial aparecerem muitas mulheres no executivo. Por dois motivos óbvios: primeiro que tudo é fundamental que sejam os homens a dar a cara e o seu esforço para resolver os problemas graves da Nação. Deverão ser, neste contexto, poupadas as mulheres as quais, numa segunda linha de oportunidades, sempre terão uma voz a exercitar, protagonismo este que evidentemente será notório. Em segundo lugar, é bem verdade que, desde o vinte e cinco de Abril, têm sido os homens os mais causticados pelas “intempéries políticas e administrativas” nacionais, o que é um factor a ter em conta nos momentos decisivos. Não se trata aqui apenas de currículo e competência comprovada mas, acima de tudo, de um acto de justiça que o povo português provou que sabe apreciar e conceder nos momentos fulcrais.

Diz a ilustre parlamentar que “as mulheres são criticadas por não terem suficiente visibilidade, quando tudo é feito para não lhes ser dada nenhuma”. Aqui não lhe dou razão. Porque não se trata de dar visibilidade a quem quer que seja. Apenas me parece que se torna importante que as mulheres portuguesas se compenetrem de uma vez por todas dos seus direitos e também, principalmente, dos seus deveres para com a sociedade. É pelas capacidades demonstradas na luta pela cidadania e serviço nacionais que se conquistam as prerrogativas e os privilégios de reconhecimento público. Todavia, concordo também com ela quando propõe um « Forum Nacional sobre os direitos das Mulheres ». Mas, atenção, que não se trate aqui de exibicionismos ou de pseudo-visibilidades para português ver... A priori, há que acontecer algo de dimensão pública, é certo, em que as mulheres provem as suas capacidades de iniciativa, de valor cultural e de espírito de serviço para com a Nação. Então, sim, os Partidos Políticos, na sua maioria ( creio eu ! ) saberão chamar para as suas fileiras de vanguarda muitas dessas cidadãs. E os cidadãos eleitores, por sua vez, as reconhecerão.



Frassino Machado
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui