Usina de Letras
Usina de Letras
89 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62403 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22546)

Discursos (3240)

Ensaios - (10445)

Erótico (13578)

Frases (50796)

Humor (20073)

Infantil (5485)

Infanto Juvenil (4808)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1377)

Poesias (140871)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2437)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6235)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->REENCARNAÇÃO DE ELIAS ??? LÁ VEM ELA ... -- 17/01/2005 - 10:11 (Lauro Denis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos







Bela Dona : “João Batista era “Elias, que estava para vir” (S. Mateus, 11: 13 e 14). Assim afirmam ser a reencarnação. Se reencarnação é um corpo com o espírito de outro que já morreu, João não podia ser reencarnação de Elias; pois Elias, segundo o texto bíblico, não morreu: foi tomado vivo e “subiu ao céu num redemoinho” (2 Reis, 2: 11). Para admitir sua reencarnação, teríamos que afirmar o inaceitável, que Elias, após subir vivo ao céu, sem passar pela morte na Terra, tenha morrido no céu, para se reencarnar em João. Roma, a cidade que dominava “sobre os reis da terra” (Apocalipse, 17: 18) nos dias apostólicos, era “Babilônia” (Apocalipse, 17: 5 e 18: 1 a 24). Não se tratava de nenhuma reencarnação, mas Roma tinha o espírito de Babilônia, assim como João tinha “o espírito de Elias”, isto é o caráter e o poder de Elias; “sua missão era converter os corações dos pais aos filhos”, como a missão de Elias; era um profeta como Elias (S. Lucas, 1: 17)" (João de Freitas, REENCARNAÇÃO NÃO É DOUTRINA BÍBLICA).”





Quando se tem uma argumentação refutada, determinadas pessoas começam a procurar freneticamente outras passagens da Bíblia para tentar impor-se de qualquer forma. E quanto mais fazem isso, mais mostram a fragilidade de seus argumentos e total desconhecimento daquilo que pensam conhecer : Sua própria Bíblia.



Volto a lembrar : ela não acredita na total integralidade da Bíblia, mas quando é para manter seu orgulho em negar algo que lhe incomoda, ela acredita até na fantasia de que Elias não morreu ! Perguntamos :



Se Elias não morreu, ficamos em dúvida por querer saber o porquê desse privilégio, pois se até mesmo Jesus, o Cristo, que era muito superior a Elias, morreu pregado numa cruz.



Por outro lado, ficamos, também, sem entender o que Elias faria com o corpo físico no mundo espiritual. Seria o mesmo que mandarmos alguém viver debaixo d’água do jeito que ele vive aqui na superfície, sem lhe dar nenhum equipamento apropriado àquele lugar. A coisa não lhe parece absurda ? Entretanto é o que esperam em relação a Elias, ou seja, que ele vá viver numa outra dimensão, totalmente diferente daquela que é adequada somente à matéria, como se nessa dimensão fosse necessário o corpo físico para se viver a vida do espírito.



Vejamos, no entender de Jesus, o que consta no evangelho segundo João (6,63) : “O espírito é o que dá a vida. A carne não serve para nada”. Perguntamos : Se a carne não serve para nada, para que ela serviria depois da morte ? Acrescentamos mais ainda : Jesus, pouco antes de expirar, disse: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23, 46). Por que Ele não disse que entregaria o seu corpo ? É por pura coerência, já que antes havia dito que a carne de nada serve, não é mesmo ?





E já que é para pinçar partes da Bíblia que só interessam para denegrir a religião dos outros, então vamos usar das mesmas artimanhas de Bela Dona :



2 Reis. 2: 11 - " E enquanto estavam andando e conversando, apareceu um carro de fogo com cavalos de fogo, que os separou um do outro. Elias subiu ao céu no redemoinho."





Mas como alguém poderia ter subido aos céus ??? Vejam o que diz :



João. 3:13 - "Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu : o filho do homem"





Além disso, se Elias realmente subiu aos céus, como esse mesmo Profeta escreve uma carta depois de ser arrebatado (2 Cr 21:12) ??? Será que lá no Céu existe anjos carteiros que entregam missivas aqui na terra ???





Mateus 11:12-15 - " E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto. Pois todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. Quem tiver ouvidos, que ouça."



Esta passagem de S. Mateus, não permite equívoco: É o Elias que há de vir. Não há aí figura, nem alegoria : É uma afirmação positiva.



Mateus 11:12-15 " E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a violência. - Que significam essas palavras, uma vez que João Batista ainda vivia naquele momento ??? Jesus as explica, dizendo : "Se quiserdes compreender o que digo, ele mesmo é o Elias que há de vir". Ora, sendo João o próprio Elias, Jesus alude à época em que João vivia com o nome de Elias. "Até agora, o reino dos céus é tomado pela violência" : Outra alusão à violência da lei moisaica, que ordenava o extermínio dos infiéis, para que os demais ganhassem a Terra Prometida, Paraíso dos hebreus, ao passo que, segundo a nova lei, o céu se ganha pela caridade e pela brandura.



E acrescentou : "Quem tiver ouvidos, que ouça... Quem tiver ouvidos, que ouça ??? Para Jesus proferir essas Palavras, significa que, certamente, havia muitas pessoas ( até hoje há ...) que não tinham "ouvidos" para entender os Ensinamentos de Cristo !!! Ou seja, nem todos estavam em condições de compreender certas verdades.



Os teólogos ortodoxos ( e outras pessoas inconformadas aqui da Usina ) dizem que João Batista vinha com o espírito e o poder de Elias, referindo-se à uma identidade entre dois profetas, não ao retorno do primeiro. Para tanto, inspiram-se em Lucas, na anunciação do nascimento de João (1:17) : “E irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado”.



É uma afirmativa dúbia, já que podemos também considerar esse “espírito e poder de Elias” como a presença do próprio.



A Passagem de Malaquias 3:23 ( Na versão Protestante é Malaquias 4:5 ), em quem Lucas se inspirou, é mais objetiva, sem margem à dupla interpretação : “Eis que vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande, o terrível dia do Senhor. Ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais..." O profeta anuncia claramente o retorno de Elias. Considerando sua afirmação, não há como sustentar a fantasia de que João Batista seria seu clone psicológico.







Bela dona : “A qualquer momento, poderemos encontrar alguém pregando por aí que as cidades que hoje existem são reencarnações de outras anteriores; porque o escritor bíblico disse que Roma era Babilônia.”



Esta história de cidades serem a reencarnação de outras, mostra o desespero de querer combater uma idéia que incomoda ( e como incomoda ) a certos indivíduos, pois para tentar impor suas idéias, inventam absurdas comparações que em nada corroboram para fundamentar argumentos contrários a reencarnação, pois a própria palavra já diz : “Reencarnar” é o ato do espírito ocupar a carne de outro ser ou reassumir a forma material, como processo de expiação e evolução espiritual. O que "cidades" têm a ver com esse conceito tão direto e relacionado exclusivamente aos Espíritos, na codificada Lei de causa e efeito ???









MAIS ARTIGOS CORRELACIONADOS













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui