Usina de Letras
Usina de Letras
32 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63256 )
Cartas ( 21350)
Contos (13302)
Cordel (10360)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10688)
Erótico (13593)
Frases (51774)
Humor (20180)
Infantil (5606)
Infanto Juvenil (4953)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141315)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6357)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Leiam: "USINA NA FOLHA"... -- 27/09/2001 - 09:37 (•¸.♥♥ Céu Arder .•`♥♥¸.•¸.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


27/09/2001 - 04h24

E-book é opção aos escritores sem editora



da Folha de S.Paulo:



Mais do que um formato em contraponto ao tradicional (o impresso), o e-book (livro digital) é uma porta de entrada para a literatura para escritores que encontram dificuldades nas editoras.



Segundo a Câmara Brasileira do Livro, o número de e-books publicados no Brasil passou de 124, em 1999, para 435, no ano passado -uma evolução de 251%.



No mesmo período, o número de exemplares comercializados passou de 505.771 para 1,25 milhão (crescimento de 149%).



Apesar de a grande maioria dos e-books no Brasil ser de autoria de escritores iniciantes, uma obra disponível em um dos sites que hospedam esse formato de literatura na internet pode ultrapassar a marca dos 50 mil downloads (cópias das obras pelos leitores).



Alguns sites obtêm números impressionantes. A Usina de Letras abriga

hoje 34.935 obras, elaboradas por 2.775 autores digitais, de estilos que vão de romances a textos jurídicos, passando por cartas, peças de teatro e frases.



"A dificuldade para publicar um livro impresso é encontrar uma editora disposta a investir em um nome pouco conhecido", diz a escritora Maura Maciel.



Para a autora, que tem três livros virtuais -o romance "O Segredo do Cofre" (18 mil downloads), o livro de crônicas "Viagens" (24 mil) e a coletânea de contos "AMORe-mail" (28 mil)- e duas obras impressas, o e-book tem outra vantagem. "É inusitado sentir que posso terminar um livro hoje, vê-lo publicado amanhã e com possibilidade de modificá-lo, sentir essa maleabilidade que oferece o livro digital."



Para Roberta Rizzo, que já teve mais de cem mil downloads de suas obras, o livro digital permite usar recursos próprios da internet, como o hipertexto, e conquistar um número maior de leitores.



Outras duas vantagens, segundo ela, é o custo menor, que permite à editora virtual dar até 100% do preço de capa para o escritor, além de, como citado por Maura, permitir a alteração do conteúdo da obra a qualquer momento.



Para a escritora Cinthya Nunes Vieira da Silva (49 mil downloads de suas obras), a maior vantagem é o "feedback" (retorno). "Já recebi e-mail de vários leitores, inclusive de um que pretende adaptar um dos textos para o teatro", diz.



Cinthya optou pelo e-book depois de ter enfrentado dificuldades para publicar suas obras no formato impresso. "É muito difícil obter uma resposta mais fundamentada e você fica sem saber se o que escreve tem

valor."



Difícil é viver apenas do dinheiro obtido com o e-book. "Pela falta de

um sistema financeiro feito para a internet, as vendas ainda são baixas.

Não é diferente de outros setores. Pesquisas mostram que apenas 1% dos cerca de 12 milhões de internautas faz compras on-line", diz Roberta.



"Não há autor que não sonhe com o aspecto financeiro, mas, no momento, quero que as pessoas conheçam o meu trabalho. Não há escritor sem

leitores", diz Cinthya.

(JOSÉ BENEDITO DA SILVA)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui