Como todos sabem, Salvador é uma das cidades mais visitadas do Brasil, em que estão nos empenhando para que essa vocação turística aumente cada vez mais, pois nem é necessário falar da importância deste setor.
Todos dizem que o motivo de tanto turismo, é a cultura, que é muito rica, suas paisagens arrebatadoras, com uma imensa orla. Mas sempre evidenciam a hospitalidade, que é sempre um diferencial.
Sempre quando passo pelo pelourinho, que é um dos lugares mais visitados da cidade, com seus belíssimos e seculares casarões, sou confundido com turistas, pois o meu tipo físico se difere da maioria dos moradores desta miscigenada cidade. Uma coisa que sempre vem me deixando enojado, é a forma que as baianas, tratam os turistas. Posam junto a eles, em uma alegria contagiante, depois pedem dinheiro. Quando eles dão um real, elas recusam veementemente, dizendo que é muito pouco, pedindo mais. O turista que eu vi, disse que era o suficiente... Contudo ela com uma cara, agora não muito alegre, disse que era muito pouco. Quando ele virou as costas, as duas baianas que estavam nesse cenário, se benzeram olhando-o com desprezo.
Esse fato corriqueiro, me deixa triste, pois muitos turistas vêm isso e passam a fornecer uma propaganda negativa, onde pessoas fantasiadas passam a extorquir turistas. Inclusive, parece que elas tabelam preço, pois quando é filmagem elas cobram muito mais. Esse verídico caso se repete bem na frente da associação das baianas. Será que elas sabem disso? Não deixemos que esses cartões postais, vivos, que é a “Baiana” não se desgastem perante a opinião pública, pois elas sempre são muito importantes para a nossa cidade, contudo não é necessário extorsão, deixem que o turista esteja realmente à vontade na nossa casa, porque assim ele sempre voltará, caso contrário vocês irão posar junto às moscas, que certamente não irão querer pagar absolutamente nada!