Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63497 )
Cartas ( 21356)
Contos (13308)
Cordel (10364)
Crônicas (22588)
Discursos (3250)
Ensaios - (10775)
Erótico (13602)
Frases (51996)
Humor (20212)
Infantil (5649)
Infanto Juvenil (5007)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141399)
Redação (3380)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6396)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Insonia -- 05/08/2004 - 11:20 (Walnei Arenque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
por - Walnei Arenque





Apesar de em muitos relatos, tanto o sofredor de insônia como alguns profissionais, não lhe prestar a devida atenção, a insônia é considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), um sério problema de saúde coletiva. Não é raro ficarmos sabendo dos acidentes aéreos, terrestres e marítimos por conta da insônia. Como também é do nosso conhecimento abaixa produção diária pós noite mal dormida.



Nas últimas décadas a medicina tem dado melhor atenção a este transtorno, porém a compreensão neurofisiológica sobre tal fenômeno ainda é deficitária.



Para o próprio diagnóstico da insônia não existe uma harmonização a CITS (Classificação Internacional dos Transtornos do Sono), a CID - 10 (Classificação Internacional das Doenças) e a DSM - IV (Manual Diagnóstico e dos Transtornos Mentais, 4 edição) tem olhares não harmônicos sobre este transtorno. Por isto e outros fatos, várias definições já foram determinadas para insônia, neste momento, o que predomina é a tendência considerar os critérios objetivos e subjetivos. Outro dado importante é a duração da insônia tanto pelo ponto de vista do diagnóstico etiológico, como por sua terapêutica. Existem insônias periódicas geralmente desencadeadas por fatores externos, estresses como insônia crônica. O tempo de duração aqui funciona como critério diagnóstico, ou seja, acima de 20 dias - insônia crônica, abaixo - transitória. Em todos os dois quadros é importante umaboa avaliação antes da prescrição de um sonífero.



Devido muitas vezes o negligenciamento ou esquecimento do profissional médico em relação ao transtorno de insônia, recentemente surge uma disciplina chamada medicina do sono, onde tem se desenvolvido técnicas e pesquisas como a polissonografia. A insônia pode afetar todas as idades, porém, idosos, mulheres, população de nível sócio-econômico desfavorecido são mais predisponentes à esta patologia, chegando na população adulta dos Estados Unidos a 30(por cento).



O projeto mundial sobre o sono e a saúde surge com a preocupação da OMS da insônia como um sério problema de saúde pública. Ultimamente tem se desenvolvido nos estudos como o aparecimento da polissonografia que seria um mesclado que combinam eletroencefalograma com eletrooculograma, melhorando a mensuração objetiva dos vários parâmetros do sono.



Quando bem diagnosticado temos que interferir com a terapêutica – lembremos que a insônia tem etiologias várias, a princípio para todos os pacientes, orientações nutricionais e medidas comportamentais são de fundamental importância no tratamento. Porém se este transtorno não é tolerado por medidas físicas e psicológicas podemos lançar mão de um hipnótico que é um importante remédio para induzir e manter o sono. Existem vários procedentes na praça e a sua prescrição deve ser cautelosa pela predisposição à dependência.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui