Usina de Letras
Usina de Letras
219 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62407 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22546)

Discursos (3240)

Ensaios - (10448)

Erótico (13578)

Frases (50801)

Humor (20074)

Infantil (5487)

Infanto Juvenil (4810)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1377)

Poesias (140871)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2437)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6235)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A TRAJETÓRIA DE URBANO PEREIRA -- 20/07/2004 - 09:09 (ZACARIAS MARTINS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Escritora de destaque no cenário literário brasileiro contemporâneo e autora de livros nos mais diferentes gêneros literários, com destaque especial para as questões ligadas aos idosos, Thereza Freire Vieira, que integra os quadros da Academia Gurupiense de Letras, está com novo livro na praça. Trata-se do ensaio “Dr. Urbano Pereira Vida & Obra”, publicado pela Editora Estrela da Manhã.



Thereza Freire Vieira descreve no livro um pouco da trajetória dessa ilustre personalidade da história contemporânea de Taubaté, no interior de São Paulo e que tantos e relevantes serviços prestou àquela cidade.



Urbano pereira nasceu em São Paulo, capital, em 1º de dezembro de 1898. Cursou o Mackensie College onde se formou em engenharia civil. Iniciou sua carreira como engenheiro da fundação Rockfeller logo depois de formado. Foi o idealizador e diretor da Companhia Predial de Taubaté, fundada em agosto de 1931 e que se transformou num marco importante para a cidade, tendo esboçado o seu desenvolvimento com o surgimento de algumas construções de vulto que viera a transforma o traçados urbano da cidade.



Certa vez, Monteiro Lobato afirmara: “Urbano Pereira não se revela apenas como um estudioso, mas um homem dotado da mais pura mentalidade científica, com perfeito equilíbrio que essa mentalidade exige”. Adiante acrescentou: Um verdadeiro filósofo moderno. O filósofo moderno é muito mais modesto do que o filósofo clássico”.





-------------------------------------

Publicado no jornal "A Notícia", de Gurupi (TO), edição de 16 de julho de 2004
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui