Usina de Letras
Usina de Letras
11 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63313 )
Cartas ( 21350)
Contos (13303)
Cordel (10362)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10706)
Erótico (13595)
Frases (51842)
Humor (20195)
Infantil (5626)
Infanto Juvenil (4965)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141340)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6366)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->I FESTA NACIONAL DO CIGARRO -- 21/06/2004 - 16:11 (fernanda araújo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
I FESTA NACIONAL DO CIGARRO - FENACI

(Zózima Guimarães – Jornal Agora - 19/06/04 - Divinópolis - 19/06/04)



No VIII Congresso Estadual de Jornalistas, recém-acontecido em Mariana, Maria Cândida não perdeu a oportunidade de fazer sua enquete preferida, entre os colegas de várias cidades de Minas Gerais:

- O que Divinópolis lembra para você? O que vem primeiro a sua mente?

- Festa Nacional da Cerveja (uma moça aventurou-se em ... confecções).

Apesar de se tratar de profissionais ou estudantes supostamente cultos que a maioria dos comuns mortais brasileiros, Adélia Prado foi para escanteio, assim como o GTO. Houve um rapaz que buscou em sua memória em voz alta: GPO?...

Realmente a FENACER está mais que consagrada na cidade, já é marca registrada de Divinópolis. Inúmeros são os meninos e meninas entronizados irreversivelmente na grande família dos alcoólatras, na dita festa. O garoto tem que ser muito macho e a garota muito mulher pra ter coragem de não sair pelas ruas exibindo sua latinha. Quem tem um alcoolista em casa – é assim que os médicos se referem aos bebuns, talvez numa tentativa de eufemizar o mal – sabe dizer da dor que isso representa. Toda a família se desestrutura. Muitos buscam recursos nas AAs, no amor exigente, em internatos católicos ou protestantes. Mas nem sempre acontecem milagres, e grande parte acaba engrossando as estatísticas da clínica de repouso São Bento Menni.

E se o cigarro também se tornar o artista de outra grande festa na cidade? I FENACI... Os adolescentes exibindo em suas bocas cigarros, charutos, cachimbos... Não seria de se estranhar, uma vez que a famigerada bebida conseguiu ficar tão rainha. Depois viriam a festa nacional da maconha, da cocaína, craque, êxtase, libertinagem. Para tudo isso a bebida alcoólica abre caminho. Quase sempre sem volta. Dá uma tristeza na gente constatar essa inversão de valores, a Adélia ficando fora do jogo... Pior que inversão, valorização do inimigo, do que não é do bem.(Esta matéria só será compreendida e bem recebida pelos que sofrem na pele a dor de serem vítimas do alcoolismo ou de ter tais viciados entre seus parentes próximos.) E nota zero para os colegas jornalistas, que desconhecem a poeta.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui