Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63313 )
Cartas ( 21350)
Contos (13303)
Cordel (10362)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10706)
Erótico (13595)
Frases (51843)
Humor (20195)
Infantil (5626)
Infanto Juvenil (4965)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141340)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6366)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Alongamento -- 16/06/2004 - 19:37 (fernanda araújo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Alongamento para caminhadas

Por: Deise Lopes (Nutricionista) e Zelma Zonato (Fisioterapeuta)

De forma geral, quando vamos fazer uma atividade em ambiente natural, esquecemos de regras básicas para a boa prática de atividades físicas. A principal delas é a realização de alongamentos antes e após a atividade. Vários motivos podem ser destacados para a realização desta prática tão simples, rápida e importante, além de fundamental para o seu bem estar físico antes e depois do esforço:

• ANTES DA ATIVIDADE, o alongamento prepara a musculatura para o exercício, aumenta a flexibilidade, reduz tensões musculares, liberando os movimentos, previne câimbras (por que ativa a circulação,melhorando a oxigenação), melhora a coordenação motora e previne lesões (distensões musculares, contraturas e até ruptura de músculos e tendões).

• APÓS A ATIVIDADE, serve para reduzir a tensão do músculo, relaxar.

• ANTES E DEPOIS DA ATIVIDADE, alongar desenvolve a consciência corporal, é bom e é gostoso.

Mas como seria um alongamento, correto, uma vez que sabemos que um alongamento incorreto também pode provocar lesões? Algumas regras devem ser observadas:

• O ideal é fazer o alongamento para todos os músculos do corpo e intensificar na parte que será mais usada no momento do esporte.

• O alongamento tem que ser lento e constante, sem balanceios ou trancos.

• É mais fácil alongar em clima quente, do que no firo. Em climas frios o ideal é ficam mais tempo em cada posição, e fazer mais repetições

• Nunca começar no limite Maximo de extensão do movimento, ir estendendo aos poucos.

Pensando nisto, tudo, abaixo apresentamos alguns alongamentos básicos para quem vai realizar caminhadas.

1. Costas: com os pés afastados e os joelhos ligeiramente dobrados, dobre-se lentamente para frente. Deixe o pescoço e os braços relaxados, permaneça durante 20 segundos. Volte lentamente e repita mais duas vezes.

2. Tríceps: estique o braço e dobre, colocando atrás da cabeça e com a outra mão segure o cotovelo e faca pressão para baixo. Faça o durante 20 segundos. Repita o mesmo com o outro braço. Faca 3 vezes de cada lado.

3. Peito e ombro: cruze os dedos atrás das costas e erga os braços para trás até sentir um alongamento nos braços, ombro e peito. Cuidado para não curvar a coluna para frente. Manter durante 20 segundos e repetir mais duas vezes.

4. Antebraço e bíceps: entrelace os dedos a fonte, na altura no ombro. Vire as palmas da mão para fora ao esticar os braços a frente. Mantenha por 20 segundos, depois relaxe e por fim repita mais 2 vezes.

5. Panturrilha: apóie as mãos numa parede ou arvore e fique com uma perna na frente, e a outra, a ser alongada, atrás. A perna da frente deve ficar um pouco flexionada enquanto a perna de trás deve ficar bem estirada. A sola do pé deve permanecer no chão. Conte até 20 e troque de perna. Repita mais 2 vezes com cada perna

6. Frente da coxa: coloque uma perna na frente da outra. Deixe a perna da frente flexionada cerca de 90 graus. Estique a perna de trás

Pescoço: abaixe o pescoço e permaneça nesta posição por 20 segundos. Depois olhe para cima permanecendo por 20 minutos. Encoste a cabeça em um dos ombros e permaneça 20 segundos. Faça o mesmo no outro ombro.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui