Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63256 )
Cartas ( 21350)
Contos (13302)
Cordel (10360)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10688)
Erótico (13593)
Frases (51774)
Humor (20180)
Infantil (5606)
Infanto Juvenil (4953)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141315)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6357)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ler... É Saber... -- 28/05/2004 - 00:28 (•¸.♥♥ Céu Arder .•`♥♥¸.•¸.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Dois depoimentos interessantes (de gente experiente) acerca da diferença entre jornalista e escritor



 









“Literatura e jornalismo lidam com um mesmo instrumento de trabalho - a língua - acabam por concluir que ambos têm objetivos diferentes.



Essas diferenças estariam sempre presentes, de forma irreconciliáveis.



Se não há contradição, há diferença; diferença no tom e na finalidade com que se usa o instrumento.



O estilo do jornalista, bem como sua linguagem, não se apura tão bem como o do escritor. Falta, em regra, a densidade dos verdadeiros estilos literários, que se obtém pela paciência e pela obstinação em perseguir a forma perfeita, artisticamente trabalhada: para o escritor a língua não é um simples meio de comunicação com o público contemporâneo, mas um meio de expressão artística, válido para a posteridade.”



 



Carlos Peixoto



Jornalista e Diretor de Redação do jornal Tribuna do Norte



 



 



“A leitura dos jornais e revistas seria menos penosa se os profissionais buscassem o amparo de professores que ensinam a baixo custo. O preço do curso é o dos livros.



Como descrever paisagens em momentos de muita ação? Procure em Ernest Heminguay. Como ligar parágrafos ou capítulos sem a sensação de que alguma ponte desabou? Tente Gay Talese.



Qual é o segredo do coquetel de adjetivos e advérbios que provoca o fenômeno da levitação? Gabriel García Márquez conhece...”



 



Augusto Nunes. Caderno de Idéias, Jornal do Brasil, 23-03-2002





Milazul



 



Da série



“Aprende quem pesquisa”

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui