Quem disse que o amor existe? Quem o enganou dizendo que o amor é sentimento? Isso é uma ilusão. As pessoas, elas não se amam, as pessoas se suportam até quando podem, até quando se agüentam. Aquela frase que diz: "Até que a morte os separe", dita no altar, diante do padre, na hora do casamento, foi alterada para: "Que seja eterno enquanto dure", eu diria que a verdadeira frase é: "Que dure até quando nós nos suportarmos".
Essa sim é a realidade, pois quem já teve a oportunidade de morar sobre o mesmo teto do sexo oposto sabe o que quero dizer, namorar é lindo e belo, por expormos somente o melhor de nós e favorecermos a melhor fatia do bolo de nossas vidas a pessoa amada, até que... o casal de apaixonados decida morar juntos. Eles pensam que a moradia une ainda mais e completa o estado de paixão absoluta. Um engano. A união do lar é um teste a resistência da relação, a paciência de ambos.
Encarar o hálito do seu amor ao amanhecer, é uma das primeiras provas, que tem que ser encaradas a cada dia, consolidar um casamento de longos anos (20,25) é realmente tirar a sorte grande, de conseguir alguém que te agüente por tanto tempo, é uma lição imensurável, uma experiência sem valor.
A porta do banheiro aberta, os hábitos estranhos, os gostos diferentes, são de quebra o início do fim do encanto, para quem não sabe valorizar o que realmente importa. Vendo por outro ângulo, um revelar as verdades do outro é amadurecer, crescer na experiência de conhecer realmente o ser que queremos que esteja ao nosso lado para a vida inteira.
Outro dia meu professor de filosofia disse que o amor é racional, ao contrário do que propagam os sentimentalistas, que alegam o contrário. Pois, se assim não fosse, uma linda mulher poderia se facilmente se apaixonar por um mendigo somente ao olha-lo pela primeira vez.
Os fetichistas são outro exemplo do que digo, eles têm fissura por mãos bem feitas, uma boca carnuda, detalhes que se transformam na parte essencial do relacionamento, o que mais uma vez reforça que o amor é racional, ou melhor que não existe amor, gostamos de quem queremos e ficamos juntos até quando nos cansamos da rotina que é ter a mesma pessoa....sempre. (palavra que assusta, pois falta a certeza, outra palavra que também não existe).