Usina de Letras
Usina de Letras
32 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63583 )
Cartas ( 21362)
Contos (13309)
Cordel (10366)
Crônicas (22591)
Discursos (3250)
Ensaios - (10792)
Erótico (13604)
Frases (52043)
Humor (20215)
Infantil (5665)
Infanto Juvenil (5021)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141428)
Redação (3381)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2445)
Textos Jurídicos (1978)
Textos Religiosos/Sermões (6406)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Arriba Espanha !... Exemplo político para o mundo... -- 21/01/2004 - 23:26 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
c00000 size=3>A caminho da democracia exemplar...



ffffff>O rei de Espanha, Juan Carlos I, acaba de assinar o decreto que dita a dissolução das Cortes espanholas - Câmara de Deputados e Senado - para então convocar as eleições legislativas que terão lugar no próximo dia 14 de Março.

O primeiro-ministro em exercício, José Maria Aznar, entregou pessoalmente o decreto dissolvente ao monarca na sua residência oficial, o Palácio da Zarzuela, logo a seguir a um Conselho de Ministros extraordinário, exclusivamente reunido para elaborar o documento que já foi publicado no jornal oficial.

O escrutínio de 14 de Março, segundo Aznar sublinhou, é crucial para o futuro da Espanha, a fim de que o país possa ser uma sociedade de pleno emprego, politicamente estável e economicamente dinâmico.

Depois de liderar o governo espanhol durante oito anos, Aznar, com 50 anos de idade, não se recandidata, tendo já sido substituído à cabeça do Partido Popular pelo seu antigo vice-presidente Mariano Rajoy.

Para os orgãos de comunicação, preparando desde já sua despedida, o chefe do governo espanhol disse: "Tenho a honra e o orgulho de ter servido a Espanha. Parto de consciência tranquíla, orgulhoso e satisfeito. Creio sinceramente que a Espanha de hoje, em 2004, está melhor do que em 1996".

Põe-se uma interrogação: tendo Aznar excelentes condições políticas para se manter na liderança do seu partido e do governo, qual o verdadeiro e efectivo motivo que leva este íntegro cidadão espanhol a abandonar com sóbria dignidade o poder que outras lídimas figuras do mundo conservam até exaustão e na maioria das vezes com nefastas consequências para os seus povos?

Aznar é um democrata de fina água, um político que conduziu a Espanha com prudente sensatez e sábia clarividência durante 8 anos. Basta pois para si a concretização do percurso que colocou como objectivo pessoal ao serviço da sua pátria. Vai agora viver tranquilamente o resto de sua vida, ficando o seu exemplar exercício a flutuar como bandeira que o mundo deverá içar no mastro da civilização hodierna.

Torre da Guia = Portus Calle





















































































































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui