Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63497 )
Cartas ( 21356)
Contos (13308)
Cordel (10364)
Crônicas (22588)
Discursos (3250)
Ensaios - (10775)
Erótico (13602)
Frases (51997)
Humor (20212)
Infantil (5649)
Infanto Juvenil (5007)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141399)
Redação (3380)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6396)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O ESCRITOR NOVO -- 25/08/2001 - 17:58 (Luiz Carlos Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Escritor novo é obrigado a ser o editor da própria obra. Não existe consenso sobre a decisão de publicar escritores inéditos por parte das editoras: algumas poucas se dispõem, outras não. A seleção é totalmente subjetiva e aleatória. A editora recebe os originais de escritores novos e encaminha ao departamento editorial, que determina um prazo de três meses para análise. Alguém dá uma olhada no original e só nesta olhada já são eliminadas a maioria das obras recebidas. Se, porventura, houver interesse, a editora faz uma oferta para compra dos direitos autorais e se encarrega de todo o processo até que o livro chegue às lojas. Se bem que isso é o que deveria acontecer, porque o que acontece, na verdade, se uma editora se propõe a publicar um livro de autor desconhecido, é pagar a parte dele, os dez por cento a que ele tem direito, em livros. E o autor que vendas os livros para transformá-los em dinheiro.

Uma grande editora do eixo Rio-São Paulo recebe uma média de 50 originais por mês, mas só um ou dois são publicados por ano: significa que apenas 0,3 por cento dos iniciantes tem a atenção da editora.

Já outra diz que selecionou um original de estreante em 20 anos. A sucessora do Círculo do Livro recebe os originais de novos escritores e se o trabalho for realmente bom, compra os direitos autorias e se responsabiliza pela edição. Mas os “bons”são poucos: 99 por cento dos textos recebidos são descartados por erros gramaticais ou por estarem manuscritos.

Uma história razoável, um bom texto e conhecer as pessoas certas no meio editoral são itens imprescindíveis para persistir na idéia de publicar seu primeiro livro. Projetos debaixo do braço, lista de endereços e sorte também são um começo - bem menos promissor. Um pouco de cada uma dos dois caminhos talvez tenha trilhado este articulista, que publicou um livro pela editora Lunardelli, de Florianópolis, numa co-edição com uma prefeitura, graças ao interesse de um prefeito pela cultura da sua cidade – falo do Dr. José Schmit, de São Francisco do Sul – e outros três, um a nível nacional e os outros no exterior.







Http://planeta.terra.com.br/arte/prosapoesiaecia



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui